TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Para Elaboração De Artigos Cientificos

Resenha: Manual Para Elaboração De Artigos Cientificos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA DO ARTIGO

O quadro abaixo apresenta a distribuição dos itens que compõe o artigo científico em relação aos elementos da estrutura básica.

Estrutura Elementos

Pré-textuais

-Título e subtítulo se houver - Nome(s) do(s) autor(es) - Resumo na língua do texto - Palavras chave na língua do texto

Obrigatório Obrigatório Obrigatório Obrigatório

Textuais

- Introdução - Desenvolvimento - Conclusão

Obrigatórios

Pós-textuais

- Título e subtítulo se houver em língua estrangeira - Resumo em língua estrangeira - Palavras chaves em língua estrangeira - Notas explicativas - Referências - Glossário - Apêndices - Anexos

Obrigatório Obrigatório Obrigatório Opcional Obrigatório Opcional Opcional Opcional

Quadro 1: Estrutura do documento (NBR 6022/2003)

3.1 Elementos pré-textuais

Precedem e identificam o texto do artigo. São constituídos de: título e subtítulo se houver, nome(s) do(s) autor(es), resumo na língua do texto, palavras- chave na língua do texto. Exemplo:

10

3.1.1 Título

O título é a expressão que identifica o conteúdo do artigo. Deve ser breve, claro e objetivo e descrever adequadamente o conteúdo do artigo.

11

3.1.1.1 Subtítulo

Se necessário para esclarecer ou complementar o título. O subtítulo deve ser diferenciado tipograficamente ou separado daquele por dois pontos (:) (NBR 6022/2003).

3.1.2 Autor

É o responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. O nome do autor do artigo deve ser acompanhado de breve currículo e endereço eletrônico em rodapé indicado por asterisco na página de abertura. Não há normas que determinem a ordenação dos nomes dos autores. Pode acontecer de aparecerem em ordem alfabética ou até haver um sorteio para a ordenação. É comum o primeiro nome ser do responsável pela ideia do tema e que tenha participado efetivamente na elaboração do trabalho. As revistas britânicas exigem que os nomes dos autores sejam ordenados alfabeticamente, enquanto que as americanas sugerem uma ordenação hierárquica, em que o autor principal ocupe a primeira posição. Contudo, a responsabilidade do conteúdo deve ser assumida por todos os envolvidos no processo e a ordenação de seus nomes deve ser discutida no grupo (MIRANDA; GUSMÃO, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com