TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marco Doutrinal

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Marco Doutrinal:

A evolução do mundo

Entende-se por globalização um fenômeno social. Esse processo consiste em uma interação em caráter econômico social, cultural e político entre diferentes países.

Pode-se dizer que globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. (MELO, 2011, s/p)

Todo esse processo de desenvolvimento surgiu para atender ao capitalismo e principalmente o lucro dos países desenvolvidos para melhorar o consumo externo e interno.

Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica. (SOUSA. 2013, s/p)

Nessa perspectiva, de um mundo desenvolvido surgem aspectos positivos e negativos para a humanidade, o avanço da tecnologia e da ciência, entre eles , na medicina, os meios de comunicação e transporte, junto a isso, os pontos negativos, ou seja, a desigualdade social e o desemprego.

Portanto, o mundo gira em torno das preferências de um sistema organizado visando a melhoria no setor capitalista o que conduz a sociedade a perda de valores. Desse modo, em uma época contemporânea a visão de mundo em geral prioriza de acordo com as classes sociais, apesar disso depende de cada indivíduo a construção de um mundo melhor.

Entender os avanços do mundo contemporâneo requer bastante aprendizado, pois isso acaba tornado-se uma tarefa bastante complicada.

 “compreender o mundo contemporâneo do ponto de vista histórico é uma tarefa bastante complicada. Nesse período que se inicia no século XIX e vem até os dias de hoje, o historiador se depara com um fluxo de acontecimentos muito mais intenso do que em qualquer outro momento da História”. (SOUSA, 2013, s/p)

Referências

MELO, Demétrio Costa de. 2001. Disponível em http://www.suapesquisa.com/globalizacao/. Acessado no dia 11/04/2015.

SOUSA, Rainer. 2013.Disponível em http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/. Acessado em 11/04/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com