TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música, Contação de Histórias e Artes Visuais

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Música, Contação de Histórias e Artes Visuais

As crianças já conhecem música desde a barriga, pois escutam a mãe cantarolar e escutam tudo o que toca no exterior. Depois que nascem, existem as canções de ninar. Ao longo do seu crescimento, assistem desenhos cheios de músicas, onde ensinam variedades de coisas, como sons de animais e outros. Há música para dançar, namorar, estudar, fazer exercícios, para relaxar, para louvar a Deus, para homenagear pessoas queridas e música para expressar nossas emoções.

Um dos caminhos mais importantes é na Educação, onde as crianças aprendem brincando. Na escola observei as professoras usarem música em todos os momentos como: quando chegavam em sala, quando falam sobre os dias da semana, na hora do lanche, enquanto guardam os brinquedos e na hora de ir embora. Também usaram em brincadeiras como, estátua, dança das cadeiras e em comemorações em datas festivas. A música é muito importante no desenvolvimento, pois trabalha percepção, coordenação motora, interação, auto disciplina, na auto estima, na timidez, na alfabetização, capacidade inventiva, expressividade, inteligência, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico, estética, ritmo, obediência e bem estar.

Quanto a contação de histórias, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa. É importante ler histórias para crianças desde os primeiros dias de vida, pois assim, elas criam o hábito de ler e enfoca a importância de ouvir, contar e recontar. De acordo com Abramovich(2009,p.14) “escutá-las é o início da aprendizagem para um ser leitor, ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.”

O momento da história durante o estágio é esperado com grande entusiasmo, pois criam um clima todo especial, sentam-se ao chão em roda e a professora começa a contação, os olhos das crianças ficam estáticos esperando o final. Após a história contada, a professora pergunta o que as crianças entenderam e pede para algumas recontarem a história, é fascinante observar a percepção de cada um. Algumas vezes a história foi contada através de fantoches, onde ela vai encenando toda a história, as crianças se divertem muito fazem pergunta a todo tempo como o tempo é curto, algumas perguntas não são respondidas, conforme os personagens vão aparecendo ela muda a voz, e as crianças ficam encantadas.

Há várias formas de se contar uma história, seja por meio de livros, filmes e/ou bonecos tipo fantoches como na escola estagiada.

Mas acho muito importante a criança ter contato com o próprio livro, manuseá-lo e observar as figuras. Os professores trabalham com estes focos de segunda a sexta através de módulos. O uso da música, contação de história e artes visuais faz parte da prática pedagógica da escola. A contação de história faz com que nós e a criança entre no mundo da imaginação, e também desperta a curiosidade, cria expectativas e traz conhecimentos de culturas novas.

                                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com