TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música, contação de histórias e artes visuais

Por:   •  16/11/2018  •  Dissertação  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Musica, Contação de histórias e artes visuais

Dos aborígines australianos aos esquimós no Alasca, todas as sociedades do mundo a têm em sua cultura.

Há música para dançar, namorar, estudar. Música para enfrentar o trânsito, trabalhar, fazer ginástica e para relaxar no final do dia. Música para rezar, curar e memorizar. Para comunicar as emoções que não conseguimos transmitir só por meio de palavras. E música simplesmente para ouvir e curtir.

As crianças já estão familiarizadas com a música, pois desde a barriga escutam a mãe cantarolar e escutam tudo o que toca no exterior. Depois que nascem, existem as canções de ninar e todas as canções cantadas e tocadas pelos seus pais ou cuidadores. Ao longo do seu crescimento, assistem desenhos cheios de música, muitos deles ensinando coisas rotineiras.

Um dos mais importantes usos é na Educação, pois auxilia no aprendizado por um caminho natural, onde as crianças aprendem brincando. Na escola estagiada, as professoras usam música em todos os momentos: na hora de dar as boas vindas, quando falam sobre os dias da semana, na hora do lanche, enquanto guardam os brinquedos e na hora de ir embora, englobando toda rotina deles. Mas também usamos em brincadeiras como, estátua, dança das cadeiras e em comemorações acompanhadas de muita dança. As crianças também fazem uma vez por semana uma aula extra com a professora de música, com instrumentos, ritmos e sons. Percebo que a música é muito importante no desenvolvimento, pois trabalha percepção, coordenação motora e tato fino, interação, auto disciplina, alfabetização, capacidade inventiva, expressividade, inteligência, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático, estética, ritmo e bem estar. Trabalha também a obediência, pois muitas vezes, faz com que as crianças obedeçam de forma natural, muito mais rápido do que quando falamos.

Já na contação de histórias, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar. De acordo com Abramovich(2009,p.14) “escutá-las é o início da aprendizagem para um ser leitor, ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.” Percebo que incentivando o hábito de leitura na idade que todos os hábitos de formam, na infância, é muito importante.

É uma peça fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, sendo que cada criança é um ser particular, cada um possui suas dificuldades e limitações, exercendo papel essencial na aprendizagem.

O momento da história durante o estágio é esperado com grande entusiasmo, pois criam um clima todo especial, com a montagem de uma tenda com as próprias mesas e panos coloridos, ficando em baixo da tenda com lanternas acesas. As crianças se incorporam na história e trazem para a sua vida, adoram contos de fadas e percebo que trazem diversos sentimentos, como fantasia, medos, alegrias e tristezas. Após a história contada, a professora pergunta o que as crianças entenderam e pede para algumas recontarem a história, é fascinante observar a percepção de cada um.

Podemos usar vários objetos para contar a história, desde um kit comprado, como um que tem na escola dos “Três porquinhos” todo feito de pano, com cenários e personagens; até um feito com sucata ou objetos do cotidiano.

Mas acho muito importante a criança ter contato com o próprio livro, manuseá-lo e observar as figuras. Desde cedo a criança já percebe que o livro é uma coisa boa e lhe dá muito prazer, mas necessita de incentivo por parte dos pais e da escola. Por isso, existe um projeto na escola de rodízio: As crianças trazem na lista de material, um livro previamente indicado pela professora no início do ano letivo. E em todos os finais de semana levam um livro diferente para casa e lêem com seus pais. Quando voltam na segunda-feira, fazem o momento da “roda de leitura”, para contar como foi a experiência e o que entenderam na história. Como a escola é bilíngue, os livros são todos em inglês, ficando mais interessante ainda a interpretação das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com