TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE ESTRESSE EM CENTROS DE ESTÉTICA

Por:   •  28/4/2015  •  Artigo  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

ANDRÉA GOMES DE MELLO GALERA

IMAGEM PESSOAL E QUALIDADE DE VIDA

nível de estresse em centros de estética

[pic 3]

Petrópolis

2014

ANDRÉA GOMES DE MELLO GALERA

IMAGEM PESSOAL E QUALIDADE DE VIDA

nível de estresse em centros de estética

Trabalho apresentado ao Curso de  Estética e Imagem Pessoal  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Atividade  Interdisciplinar Individual

Orientador: Prof. Aline Menezes Tiburcio Roque;  Prof. Luciane Barbosa; Prof. Heloisa Licha Prof. Marcelo Doi; Prof.  Poliana Milreu; Prof. Regina Célia Adamuz.

Petrópolis

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:        

DESENVOLVIMENTO:        

CONCLUSÃO:        9

REFERÊNCIAS:        10


INTRODUÇÃO:

  O estresse é um tema muito discutido atualmente,  pois é cada vez mais comum encontrar pessoas que    sofrem desta doença na sociedade moderna, devido ao  ambiente de trabalho cada vez mais competitivo, falta de tempo para convívio familiar ou seja o estilo de vida dos dias atuais.

 

A sociedade moderna exige do indivíduo uma  grande capacidade de adaptação física, mental e social. E isso gera um enorme desequilíbrio emocional, por isso o estresse é crescente nos dias atuais.

    Dessa forma, essa doença será nosso objeto de estudo neste trabalho, onde iremos definir o conceito de estresse, entender sobre suas fases e quais os tipos de  tratamentos disponíveis, como convencionais e não convencionais. Será realizada ainda uma pesquisa de campo especialmente com profissionais da área da beleza, para avaliar como se encontra o nível de estresse destes profissionais. Profissionais estes, que os clientes procuram com o objetivo de  relaxamento, aumento da auto estima e melhora do bem estar de forma geral.

Através desta pesquisa será apresentado uma representação gráfica com os resultados obtidos com relação ao nível de estrese dos profissionais de beleza.

   

 

             

DESENVOLVIMENTO:

O que precisamos entender primeiro é o conceito de estresse ou seja a sua definição.  A palavra estresse tem sua origem no latim e significa aflição e adversidade. O termo estresse, foi usada por Selye (1976), com um sentido neutro,  nem positivo nem negativo. Ele o definiu como uma “reação não específica do corpo a qualquer tipo de exigência”ou falta de esportes. Estresse  pode ser definido também como  a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio ambiente e  o desgaste físico e mental causado por esse processo físico.

Dependendo da forma que o indivíduo reage diante de um agente estressor, ele pode se tornar um estresse positivo ou negativo.

Quando o individuo apresenta uma resposta positiva, o estresse é chamado de eustresse, que indica que o indivíduo possui meios físicos e psíquicos para lidar com a situação sentido assim uma sensaçãode realização pessoal, bem estar e satisfação das necessidades. Neste tipo de estresse prevalece a emoção de alegria ocorre uma maior capacidade de concentração em relação as tomadas de decisões pelo cérebro além de emoções musculares harmoniosas bem coordenadas.

No entanto quando a reposta é negativa o estresse é chamado de distresse ou esgotamento, que indica a situação em que a exigência é maior do que os meios para enfrentá-la, diante de um esforço para a adaptação, ocorre o oposto, e então neste caso predomina a emoção de raiva, de tristeza e medo, a capacidade de concentração é diminuída e o funcionamento mental se torna confuso, perde-se a coordenação motora aumentando a possibilidade de acidentes.

  Agora que já entendemos o que é estresse e conhecemos os tipos de estresse podemos passar para o próximo passo que são as fases.

No primeiro estágio desta síndrome, de acordo com Lipp (1994), a pessoa experimenta uma série de sensações que às vezes não se identificam como estresse, como palidez (a circulação periférica é concentrada no interior do

organismo), a taquicardia e a respiração acelerada (o corpo precisará de mais energia e, assim, de mais sangue circulando). Essas atividades estão diretamente ligadas ao instinto de sobrevivência. Nesta primeira etapa , o corpo reconhece o agente agressor a ativa o sistema neuroendócrino. As glândulas adrenais começam a produzir e liberar os hormônios do estresse, que são adrenalina, e noradrenalina e o cortisol.

O segundo estágio, chamado de fase de resistência, caracteriza-se pela tentativa do organismo de retornar a um estado de equilíbrio. Com a retomada do equilíbrio alguns sintomas iniciais vão desaparecendo, porém esta adaptação utiliza a energia de que o organismo necessita para outras funções vitais. Se neste momento é utilizada grande parte da energia adaptativa da pessoa o organismo entra na fase de exaustão (Lipp, 1994).

A segunda etapa é a fase de resistência ou também chamada de adaptação. Esta fase ocorre quando o agente estressor continua agindo.

Porém quando o estresse continua a terceira etapa, chamada de fase de exaustão inicia-se e pode causar o surgimento de uma doença associada à condição estressante.

O terceiro estágio, dito da exaustão seria definido pela incapacidade do organismo em retornar ao equilíbrio, correndo o risco de um dano fisiológico irreversível (Gatchel, 1989).

A ação do agente estressor de maneira repetida e prolongada pode trazer consequências indesejadas como falência do sistema imunológico.

Para Selye (1965), podemos comparar o nosso corpo a uma maquinaria de ajustamentos e equilíbrio, ajustando-se com eficiência a qualquer coisa que nos aconteça na vida. No entanto, às vezes, essa maquinaria não funciona perfeitamente, há casos em que suas respostas são fracas demais, faltando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com