TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nível Escolar observado: Educação infantil

Por:   •  20/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Pedagogia

Instituição: Unicid - Universidade De São Paulo

Nome: Aline Dos Santos Gomes Ribeiro

RGM: 19265069

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de realização do estágio: 1º Semestre / 2018

Caracterização da escola

Nome da escola: CEI Ernesto Cerreti

Endereço: Rua Ernesto Cerreti, 412 – Cidade Tiradentes / SP

Dependência administrativa: Privada

Diretoria de ensino: Leste 3

Nível escolar observado: Educação infantil

A estrutura da escola está bem preservada, sendo dois andares, tendo banheiro nos dois andares, tem um solário, brinquedoteca, playground, sala multiuso, biblioteca, cantina, tudo organizado, a limpeza é excelente, tudo colorido e bem alegre, tem aparelhos eletrônicos tais como: televisores, aparelhos de DVD, data show, a escola conta também com lousas, boa ventilação, com grades nas janelas, iluminação e acesso com rampas e corrimões.

Introdução

Meu estágio iniciou em 14/03/2018 e terminou em 18/04/2018, na parte da manhã, 4 horas por dia, totalizando 100h.

Exerci atividades de observação, análise e diagnóstico da realidade escolar, participação e auxílio em atividades pedagógicas na escola, regência e projetos.

 As professoras muito prestativas e simpáticas, me ajudaram muito no estágio, muito amorosas com os alunos, a gestão da escola é bem organizada, tendo reuniões pedagógicas motivadoras.

Na observação do estágio, pude observar o modo com que as professoras trabalhavam, lidavam com situações complicadas ao que se refere os alunos, como tratavam as mães dos alunos, seu modo pedagógico de trabalhar, o preparo das aulas, a criatividade, observei também o comportamento dos alunos em diferentes atividades.

Na participação direta, eu auxiliei no recolhimento das crianças, na hora da higiene, no café da manhã, no recorte, colagem, pintura, brincadeiras, distribuição e recolhimento de materiais.

Na regência pude organizar a sala, preparar atividade, como pintura com giz cera, realizar brincadeiras, como amarelinha, desenhos divertidos.

Perfil dos Professores

Nas 100 horas que realizei deste estágio, acompanhei 2 professoras, Leticia e Angélica.

Pratica Pedagógica dos Professores

A professora Leticia aborda muito o uso das músicas como prática pedagógica, a música da hora do lanche, da hora do banho, da hora de dormir e assim por diante, criando neles um costume divertido.

Já a professora Angélica gosta muito de utilizar a pintura, desenho, o lúdico.

Atividade 1

Tema: Hora da Criatividade (desenho).

Materiais: Tinta, pincel e folha.  

Objetivo: Deixar a criatividade deles agir.

Resultado: Muita cor, usaram os dedos, e foi muito bom para deixá-los se expressarem por meio da arte.

Atividade 2

Tema: Roda de Música.

Músicas: Caranguejo, Atirei o pau no gato e Ciranda Cirandinha.

Objetivo: Fazer com que os alunos conheçam as cantigas de rodas; desenvolver a ludicidade dos alunos; interação entre os colegas da classe.

Focos de Observação Para Educação Infantil

1. Música

Os professores trabalham com música? Sim, o tempo todo.

Quais músicas são trabalhadas? “Hora da soneca”, “meu lanchinho”, “1 2 3 indiozinhos”, “A canoa virou” entre outras.

Qual o papel da música no desenvolvimento da criança? A música é muito importante na educação infantil, dando foco para os pequenos, pois eles param o que estão fazendo para prestar a tenção, deixa os pequeninos mais criativos, porque eles direcionarão o pensamento produtivo para criar novas coisas e da bagagem cultural a eles.

2. História, Geografia e Ciências

Como são trabalhados os conceitos presentes na Natureza? O ensino da natureza e da sociedade na educação infantil se baseia em eixos de aprendizagem mais reais e menos fantasiosos. Entre os quatro e cinco anos, as crianças começam a entender o mundo através de explicações naturais como a diferença entre o dia e a noite, cor do céu e fenômenos naturais em geral, além de fenômenos sociais, como o conceito de família e sociedade. As explicações e as atividades do cotidiano, sejam elas investigações da natureza ou programas culturais, ajudam a formar a percepção infantil sobre hábitos, rotina e o que é aceito, ou não, socialmente. 

Como são trabalhados os conceitos presentes na Sociedade? Explorar o meio ambiente, estabelecer contato com espécies de animais e vegetais pode aumentar a capacidade cognitiva e emocional. A integração do mundo social com o natural permite uma maior valorização de qualquer tipo de espécie, inclusive a humana. Olhar e cuidar do outro é uma boa forma de construir valores que serão levados por toda a vida.

Quais os recursos didáticos de que os professores dispõem para trabalharem estes conceitos? O lúdico.

3. A “contação” de histórias

A “contação” de histórias é percebida como um elemento importante da aprendizagem na Educação Infantil? A cotação de histórias constitui-se em uma experiência muito interessante, pois leva a criança a interagir com a contadora de história através de questionamentos como: E agora? O que será que vai acontecer?
Quais histórias são utilizadas? “Chapeuzinho vermelho”, “Os três porquinhos”, “A branca de neve”, entre outras.

Como são contadas? Com entonação correta, dando ênfase as partes de efeito.

Quais recursos são utilizados? Fantasias, cenários.

4. Jogos e Brincadeiras

Qual o papel do Jogo no desenvolvimento cognitivo da criança? Atividades como jogos que possuem regras podem desenvolver estes aspectos na criança, a mesma passará a conhecer limites e subordinar-se a regras. E compreenderá que ao longo de seu desenvolvimento irá se deparar constantemente com regras, aos quais deverá seguir, tanto em aspectos sociais, e em ambientes diversificados como escola, família e no trabalho.

Qual o papel das Brincadeiras neste mesmo processo? As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, e também é uma forma de auto expressão, estimulando a imaginação, pois a criança pode ser quem ela quiser enquanto brinca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com