TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUTISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.497 Palavras (14 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CRISTIANE PAIXÃO DO CARMO FERREIRA

LILIANE MELO DA SILVA ASSIS

O AUTISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Salvador

2018

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 5]

CRISTIANE PAIXÃO DO CARMO FERREIRA

LILIANE MELO DA SILVA ASSIS

O AUTISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Montessoriano de Salvador como requisito parcial do curso de Licenciatura em Pedagogia 7º semestre.

Orientadora: Prof.ª Ma. Sidenise Estrelado Sousa.

Salvador

2018[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................4

1.0COMPREENDENDO O AUTISMO ..............................................................7        

1.1 Conceito do Autismo ....................................................................................8        

1.2 Características do Transtorno Autista .........................................................10

1.3 Classificações do Transtorno Autista DSM-V .............................................12

2.0AUTISMO E PROCESSO DE INCLUSÃO ................................................. 00

2.1 Processo de Adaptação? ........................................................................... 00

2.2 Participação da criança na rotina pedagógica ........................................... 00

2.3 Participação da família na Educação Infantil ............................................ 00

3.0 ESTUDO DE CASO ................................................................................... 00

4.0METODOLOGIA E ANÁLISE DE DADOS FINAIS .................................... 00

5.0REFERÊNCIAS .......................................................................................... 00

6.0 ANEXOS..................................................................................................... 00        

[pic 7]

INTRODUÇÂO

Este trabalho desenvolveu-se a partir de uma proposta de pesquisa que já vem se perpetuando ao longo de três anos nos trabalhos interdisciplinares propostos pela Faculdade Montessoriano. A busca foi incessante por teóricos, através de livros e artigos, que esclarecessem algumas dúvidas referentes ao autismo. Nessas pesquisas foram abordados os seguintes temas: “Autismo e Comunicação na Educação Infantil”, que teve como objetivo principal observar como se dava a comunicação de uma criança autista na Educação Infantil. Logo depois foi a vez de abordar “As Práticas Pedagógicas na Educação Infantil”, com o objetivo geral de conhecer as práticas pedagógicas utilizadas com crianças autistas na Educação Infantil; em seguida foi abordado “O Método TEACCH na Educação da Criança Autista” e seu objetivo foi descrever como funciona o método TECCH (Tratamento e Educação para autista e crianças com déficits relacionados com a comunicação) na escolarização das crianças autistas da Educação Infantil. Para finalizar essas pesquisas de trabalhos interdisciplinares, apresentamos “O Transtorno do Espectro Autista sobre a Ótica do DSM- V”, que foi revisado recentemente.

Para dar continuidade aos anseios que ao longo das pesquisas foram crescendo dentro de nós, trouxemos para o trabalho de conclusão de curso o tema “O Autismo e a Inclusão Escolar na Educação Infantil”. O objetivo geral desse estudo é compreender a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil, e os objetivos específicos são: tecer uma breve análise sobre a inclusão escolar de uma criança com autismo em uma escola que oferta Educação Infantil; identificar as metodologias pedagógicas que favorecem a integração escolar de crianças autistas e; descrever a participação da família de crianças com autismo na Educação Infantil.

Nos últimos tempos grande parte das pesquisas sobre inclusão educacional tem se dedicado ao tema Transtorno do Espectro do Autismo. Tal transtorno, afeta o desenvolvimento global ou específico de uma criança no decorrer da sua vida. Suas manifestações estão correlacionadas à comunicação, interação social e comportamento que conseguem ser percebidas no começo da infância, aproximadamente no terceiro ano de vida.

Diante das particularidades apresentadas, é possível perceber o quão é complexo para os pais, para o corpo docente e a sociedade interagir com uma criança autista, pois por alguns momentos muitas delas apresentam comportamentos atípicos, se considerarmos uma criança sem autismo.

Desta forma, temos como problemática para a pesquisa saber como ocorre a inclusão de uma criança autista numa escola de Educação Infantil. Para isso, pretendemos neste trabalho trazer informações a partir dos dados contidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), que até a presente data está em sua versão de número cinco e apresenta a classificação dos transtornos mentais na perspectiva de doenças e problemas relacionados à saúde como também os atuais critérios de diagnósticos.

Ao longo da construção deste trabalho pretende-se enfatizar e discutir alguns conceitos, características do transtorno e o processo de inclusão existente vivenciados pela escola e educadores na Educação Infantil, além das instigações dos professores em integrar uma criança autista no âmbito escolar. E por fim faz-se necessário a elaboração de um questionário com o intuito de obter o conhecimento prévio das mães de crianças autistas.

Diante do exposto, acredita-se que este trabalho é pertinente, pois apesar de identificar e entender as várias maneiras de incluir uma criança com autismo na escola de educação infantil, ainda existe certa carência nos trabalhos oferecidos, o que pode interferir na efetivação dos resultados. Dessa forma, se tornam interessantes novas propostas que sirvam de base norteadora, contribuindo para o desempenho de alguns educadores que sintam a necessidade de agregar mais conhecimento com vistas a viabilizar um trabalho mais rico e apropriado com esse público.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com