TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo em Revista

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 4

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

O avanço tecnológico não foi articulado com mudanças estruturais no processo de ensino, nas propostas curriculares e na formação dos professores universitários para a nova realidade educacional. Em muitos casos, as IES iniciaram programas de capacitação para o uso os novos equipamentos, mas as práticas pedagógicas permaneceram as mesmas ou retrocederam (KENSKI, 2013, p. 70).

A despeito das amplas condições de intercomunicação oferecidas pelas tecnologias digitais, predominam ainda nas salas de aula da maioria das IES as mais tradicionais práticas docentes, baseadas na exposição oral do professor. Mediado por vídeos, apresentações em powerpoint e uso dos ambientes virtuais (como cabides de textos), o ensino não renova. A nova cultura da sociedade da informação passa ao largo dos cursos e das aulas (presenciais e a distância) no ensino superior (KENSKI, 2013, p. 70).

A qualidade da formação universitária é muito questionada pelos seus próprios alunos e pelas agências que recebem esses profissionais em suas bases. Os avanços tecnológicos redefiniram novos perfis de atuação profissional nos quais, no mínimo, a fluência tecnológica se faz necessária (KENSKI, 2013, p. 72).

Os próprios currículos dos cursos em todas as áreas de conhecimento já não correspondem às expectativas da sociedade para a ação, a reflexão e a formação. Jovens recém-formados, egressos de IES renomadas, precisam passar por cursos de capacitação para iniciar atividades em diferenciados espaços de atuação (KENSKI, 2013, p. 72).

A situação é paradoxal. A mesma instituição universitária que assimila a cultura da inovação, que avança na pesquisa e oferece à sociedade contribuições originais em múltiplas áreas do conhecimento, bloqueia a formação de seus alunos nas mesmas bases. O problema não está apenas na ação do docente, mas na estrutura fechada e disciplinar com que os programas são construídos (KENSKI, 2013, p. 73).

Para alcançar o mundo e responder aos anseios da sociedade contemporânea, a universidade precisa, em primeiro lugar, resolver muitas de suas rupturas internas ou, ao menos, minimizá-las. Criar uma cultura de colaboração e parceria entre todas as áreas, modalidades e ações – de ensino, pesquisa, gestão e extensão – é apenas o primeiro passo. As tecnologias digitais de informação e comunicação podem facilitar muito esse caminho de integração e intercomunicação entre os acadêmicos, em vários sentidos. A vontade e a força politica para que isso ocorra depende das pessoas envolvidas (KENSKI, 2013, p. 81).

A formação de professores precisa se repensar em novos caminhos que garantam a todos a prática docente em novos rumos. Ao contrário do que muitos imaginavam, no atual momento da sociedade digital, a escola não desapareceu. Muito menor ainda é a preocupação com a extinção da função do professor. [...] o que a escola e a ação dos professores necessitam é de revisão crítica e reorientação dos seus modos de ação (KENSKI, 2013, p. 86).

Os cursos de formação de professores caracterizam-se pela presença de modelos pedagógicos que privilegiam a estrutura disciplinar e a formação intelectual dos alunos. Os professores regentes das disciplinas possuem autonomia na definição dos conteúdos e dos procedimentos pedagógicos. Existe ainda pouca integração e interrelação entre as disciplinas teóricas, caracterizadas como fundamentos da formação docente, e as disciplinas que privilegiam os aspectos didático-metodológicos. Essa desarticulação, em alguns casos, conduz à formação inicial de professores sem a necessária visão e o domínio de conhecimentos, procedimentos e práticas que a atual ação educacional exige (KENSKI, 2013, p. 91).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com