TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CRUZEIRO DO SUL

Por:   •  2/5/2022  •  Exam  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

PIC –Pedagogia

Alun@: Marília Bardella Rassi

RGM:

Polo: Ribeirão Preto/SP

Tutor: Artur Henrique

atividade III

        Neste texto,busca-se identificar as unidades temáticas e objetos de conhecimento de Geografia e História que são contemplados no projeto:"Minha História/Nossa História" desenvolvido pela professora Mônica, do 2º ano C, da Escola Carolina Maria de Jesus(AMARAL, p. 3).

          O projeto desenvolvido pela professora é uma resposta frente a incompreensão dos alunos aos conceitos abstratos necessários para a compreensão da disciplina de história, como a passagem do tempo e o tempo histórico(AMARAL,2015).

         É possível identificar que o projeto engloba diferentes unidades temáticas e objetos de conhecimento tanto do ensino de história, quanto o de geografia.No caso do ensino de geografia foi trabalhado a unidade temática "O sujeito e seu lugar no mundo" como objeto de conhecimento:"Convivência e interações entre pessoas na comunidade" e também a unidade "Conexões e escalas" sendo os objetos de conhecimento: "Experiências da comunidade no tempo e no espaço" e  "Mudanças e permanências".

         Já na disciplina de História foram trabalhadas a unidade temática "A comunidade e seus registros" tendo como objeto do conhecimento "A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas" e  "A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço", e também a unidade temática "As formas de registrar as experiências da comunidade" que teve como objeto de conhecimento "As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais"

         Compreende-se que o projeto foi capaz de englobar diferentes unidades temáticas necessárias á serem apreendidas dentro do 2 ano do Ensino Fundamental ao mesmo tempo em que despertou o interesse dos alunos e estimulou a participação dos responsáveis no processo de ensino-aprendizagem.

Referências

AMARAL, M. G. S. Minha história/Nossa história. Taguatinga - DF: Fundação Educacional do Distrito Federal, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Trab10.pdf>. Acesso em: 24 maio 2021

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 24 maio 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com