TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/5/2015  •  Artigo  •  6.257 Palavras (26 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Josiane Maria Cavalheiro Siqueira Giacomel[1]

Tereza Auxiliadora de Souza Ximenez [2]

RESUMO

O tema escolhido para a presente pesquisa trata-se do uso de brincadeiras no ensino da Matemática na Educação Infantil, o objetivo geral do estudo foi caracterizar as metodologias cotidianas empregadas por educadores de um Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) e uma escola municipal nas salas de jardim e pré-escola, salas que também fazem parte da Educação Infantil, quanto à construção das noções matemáticas pelas crianças. A pesquisa vislumbra um estudo de caráter qualitativo com pesquisa etnográfica, seguindo os seguintes procedimentos metodológicos: a construção do levantamento teórico inicial, o qual contou com autores como: Abreu e Corrêa (2011); Azola e Santos (2010); Almeida (2001); Bertoso e Mota (2003); kishimoto (2006); Chies (2014), e outros, passando a etapa de pesquisa de campo, na qual as observações periódicas do local da pesquisa, mas precisamente as salas de atividades de Educação Infantil, das aulas, principalmente das atividades envolvendo questões matemáticas, foram as técnicas de pesquisa empregadas neste estudo, passando a confecção de roteiro e posteriores observações sistemáticas do ambiente educativo, com anotações referente aos fatos observadas, passando a interpretação e construção dos resultados evidenciados pela exploração. Nessa análise pode-se verificar que há um uso recorrente de atividades pedagógicas pelas educadoras nos ambientes educativos observados, embora nem sempre a valiosa ferramenta que os jogos e brincadeiras podem ser na aquisição de conhecimentos matemáticos gerais pelas crianças seja por elas utilizados.

Palavras-chave: Educação Infantil. Matemática. Brincadeiras.

INTRODUÇÃO

A brincadeira trata-se de uma característica socialmente construída entre as crianças, e com a prática cada vez mais disseminada de encaminho e permanência das crianças em espaços infantis conhecidos popularmente como creches, pode-se afirmar que muitas das brincadeiras praticadas pelas crianças ocorrem dentro destes ambientes.

        Todavia as brincadeiras desenvolvidas dentro dessas instituições, consideradas pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação - LDB nº 9394/96, como a primeira etapa da Educação Básica acontece sem fins pedagógicos, o ensino propriamente dito, mas sim intuitos de se aprimorar, auxiliar no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.

 Sabendo-se que a infância trata-se de uma fase na qual a criança constrói grande e relevante parte de seus conhecimentos de mundo, portanto, a pesquisa proposta pelo atual estudo, acerca da utilização de brincadeiras, atividades lúdicas na construção de noções matemáticas em crianças de Educação Infantil se justifica.

Por meio de trabalho extraclasse, estágio curricular supervisionado e substituições ocorridas até o presente momento, surge a razão da escolha pelo assunto e a curiosidade de se verificar como é que algumas professoras de turmas de Educação Infantil trabalham no momento de ensinar Matemática às crianças, se esse ensino ocorre de maneira prazerosa, levando em consideração os conhecimentos trazidos de casa pela criança. Foram esses e outros questionamentos que levaram a pesquisadora ao interesse pela temática abordada.

O objetivo desse estudo é averiguar se professoras da Educação Infantil utilizam jogos e brincadeiras como metodologia para o ensino da Matemática. Para se chegar aos resultados finais, a pesquisadora realizou observações in loco na instituição onde a pesquisa aconteceu e confeccionando e aplicando o roteiro de observação com os sujeitos da pesquisa.

O estudo apresenta a seguinte indagação problemática para iniciar as pesquisas: Como as brincadeiras influenciam na construção das noções matemáticas na Educação?

Trazendo como hipótese primeira de pesquisa a suposição de que as brincadeiras casuais, como o a amarelinha, o esconde-esconde entre outras, podem possuir fundo pedagógico significante à formação e construção de noções matemáticas em crianças na Educação Infantil. 

A principal justificativa apresentada pelo estudo é a investigação da importância do ensino da Matemática através das brincadeiras, e como as metodologias diferenciadas podem auxiliar na aquisição e internalização de noções matemáticas em crianças da Educação infantil, mais precisamente nas aprendizagens das crianças de zero a três anos de idades, que são aquelas atendidas na rede municipal de ensino em um determinado Centro Integrado de Educação Infantil - CIEI.  

A justificativa deste estudo ainda se abrange pelo fato do estudo poder vir contribuir com a bibliografia especializada no assunto, e por sua importância no meio pedagógico, afinal, ainda que iniciante, ele se apresenta como um auxílio no que se refere à melhoria do processo ensino/aprendizagem.

O presente estudo vem estruturado respectivamente com breve introdução as reflexões que serão abordadas no referencial teórico, o qual foi construído com base em teóricos e estudiosos sobre o assunto, seguido da análise dos dados e informações coletadas durante as observações dos ambientes educativos envolvidos chegando às considerações finais a respeito das analises a luz dos teóricos utilizados no estudo.

1. A criança, a brincadeira e a Educação Infantil 

1.1 A Educação Infantil e suas aprendizagens matemáticas através das brincadeiras

O estudo em questão tratar-se de uma investigação acerca da utilização das brincadeiras como metodologia para o ensino da Matemática para a Educação Infantil, focando ainda qual a importância dessa metodologia para a aprendizagem efetiva de educandos na fase que antecede os anos iniciais. Verificando como os educadores trabalham essa metodologia, se eles participam dos jogos e brincadeiras ou apenas acompanham-nas, se ocorre o aprendizado, entre outros.

Entretanto para que a brincadeira esteja presente nos momentos de cuidados e educação no interior nas salas de atividades, é necessário que se compreenda a relevância do brincar nessa etapa de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Conforme Kishimoto (2006 p.02):

Os pilares da educação infantil são: cuidar, educar e também o brincar, a seleção do brinquedo deve envolver aspectos como: durável, atraente e adequado tanto à faixa etária quanto aos objetivos que o educador pretende alcançar ao optar por realizar atividades lúdicas com intenção pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (255.9 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com