TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo aplicado na gestão escolar

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE PIRITUBA

                         

                                      CURSO DE PEDAGOGIA

7° Semestre.                                                                                          

                                        ATPS – Prof. Eliezer

 

                                Nome                                                   RA

                              Cassia Rodrigues Franco                                1559300245

                                   Eliane Ferreira Lima                                        4237830302

                                   Joyce Maciel Melo                                           4204724499    

                                   Lis Conceição Novais                                      4200060283

                                   Maria Lucia Oliveira                                         3715656883  

                                  Marlete dos Santos                                          3774766865

                                 Paulo Sergio de Souza                                     3705617115

                               

                                           Introdução

A realização deste trabalho tem como principal relevância, abordar uma questão que sempre tem sido objeto de estudo sobre o sistema educacional, que é a democracia e participação na gestão da escola. O trabalho foi enriquecido com relatos e depoimentos de diretores e gestores de algumas escolas

 Sugere também o empreendedorismo aplicado na gestão escolar, como aposta de sucesso baseado nos moldes empresariais. Devemos pensar na escola sempre voltada para o exercício pleno da cidadania. a abordagem da democracia participativa foi enfática como sugestão de sucesso para a administração da escola pública, baseada num sistema de gestão escolar democrática adotado por muitas escolas da rede privada. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação existente entre gestão escolar democrática e a qualidade na administração da escola,bem como refletir sobre como instituições escolares, administradores

Sejam gestores ou diretores, e comunidade vê a democracia participativa aplicada à educação.

[pic 4]

        

Uma escola sem o recurso financeiro, como vamos levantar está escola?

                      Ao considerarmos estas definições, podemos compreender que a gestão participativa está caracterizada pelo reconhecimento da importância da democratização e participação consciente e esclarecida de pessoas interligadas, decisões sobre orientação, planejamento e execução de um determinado trabalho, tanto no setor administrativo como também no setor executivo. Ao criarmos uma ligação com a escola ou instituições formais de ensino, associamos o conceito de gestão ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, estabelecendo um elo de participação responsável de todos os envolvidos nas decisões necessárias para que os resultados educacionais se tornem cada vez mais efetivos e significativos.

                          Isso enfatiza uma amiúde necessidade de interligar os trabalhos dos setores administrativos e pedagógicos, pela lógica de que uma parceria conjunta de ações ganha mais força para proporcionar resultados positivos.

                        E o ato de gerir implica uma série de determinações vindas de várias partes, mas em torno de uma proposta comum ao grupo. Por base neste pressuposto, pensamos em uma ligação entre as tais determinações vindas de cunhos administrativos, com resiliências pedagógicas, proferidas pelo corpo docente com o aval de gestores, orientadores e supervisores pedagógicos. Os discentes e funcionários também fazem parte do processo.

                       Todos estão envolvidos ate mesmo a família e a sociedade entorno da comunidade educativa

  1. O Planejar                                                                                                                                      

                                                                                                       

Antes de iniciar qualquer programa mais intenso de captação de recursos, é preciso debater internamente com os líderes da organização qual será a política em relação a esse setor, como será a relação com os financiadores, como serão geridos os recursos e  que tipo de prestação de contas dos recursos doados deve ser feita, a captação de recursos, além de financiar o trabalho desenvolvido,  promove a unidade escolar.

              O planejamento é muito importante porque serve como um guia para os envolvidos no trabalho da entidade, a elaboração de um calendário de atividades é essencial na distribuição de tarefas e também permite uma visão geral das principais ações que precisarão ser tomadas para a captação de recursos. Por isso, a organização é a chave do sucesso de qualquer trabalho é preciso manter um arquivo, sempre  atualizado,  com os dados dos doadores, o histórico de suas doações, as formas como a pessoa prefere colaborar etc., como também os dados financeiros da entidade devidamente comprovados.

                Outro fator importante também é divulgar os resultados, divulgar entre os colaboradores o quanto suas doações contribuíram para que objetivo fosse alcançado, as pessoas precisam de estímulo para contribuir, precisam que seu interesse seja despertado.

                È importante fazer com que os doadores se sintam como parte integrante e ativa do trabalho e o quanto o seu envolvimento faz a diferença no trabalho da organização.

               Antes de partir diretamente para a captação de recursos, é importante efetuar uma análise da organização para saber se ela está ou não pronta para implementar suas atividades ou um determinado projeto. Em síntese,  um planejamento com proposta de trabalho deve conter:
- a lista das ações necessárias
- o tempo para cada uma das ações
- os responsáveis para cada ação
- os recursos necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (347.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com