TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GESTOR EDUCACIONAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL

Por:   •  30/5/2018  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 2

O GESTOR EDUCACIONAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL

PROFESSOR: MARIA EPHIGÊNIA DA A. C. NOGUEIRA.

        A escola é uma instituição social que tem caráter educativo, e o objetivo é formar cidadãos críticos e conscientes para desenvolver suas habilidades, competências e potencialidades do mundo que estão inseridos. Toda instituição escolar esta sempre atuando na formação intelectual do sujeito, atribuindo os valores necessários para se formar e capacitar todo cidadão escolar.

        Embasado nisto, temos que apontar que é o gestor educacional que lidera todo processo de formação do ensino aprendizagem e cidadãos compromissados com o meio que são inseridos.

        Esse gestor escolar deve participar ativamente no processo ensino aprendizagem, criando processos eficientes e de qualidade. Organizar todo o trabalho pedagógico escolar, planejando sempre ações democráticas e executar tarefas que venham garantir o bom funcionamento da escola.

        O Gestor Escolar se detém de inúmeras funções e ações. Desde como, desenvolver o Projeto Politico Pedagógico, onde sendo uma gestão democrática tendo e fazendo uma mobilização perante a comunidade escolar, para que ajudem e participem na elaboração do PPP. E não bastando ainda tendo que cuidar das finanças da escola, saber e conhecer as legislações e as normas dentro da escola. Estar sempre atento para saber identificar as necessidades que existe dentro da instituição, buscar sempre o bom relacionamento entre toda equipe, sempre manter a integridade física da escola, incentivar e elaborar projetos que faça com que todos os alunos participem e unifiquem todos em um só objetivo, objetivo esse de mostrar e levar a todos a melhor meta e união de gêneros etnias e raças, gerenciar, articular e coordenar o trabalho dos professores e funcionários.

        O gestor deve ser o grande sonhador, o utopista de uma sociedade mais humana, igualitária, solidaria e participante, pois ele é, pela própria natureza do seu cargo e perante a função que exerce o líder, o articulador que tem vistas a possibilitar a formação de verdadeiros cidadãos. O desafio é imenso quando deseja imprimir alegria, música, relações, curiosidade, criatividade, fantasia, imaginação... Enfim, o gestor tem sempre que almejar e buscar a liberdade, a autonomia e a vida.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com