TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestor Educacional Na Sua Prática Profissional

Por:   •  13/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 10

Palestrante - Maria Ephigênia Nogueira

Tema -  O Gestor Educacional Na Sua Prática Profissional

A gestão educacional tem atrás dela toda uma teoria das diferentes áreas do conhecimento que conduz a  ação do diretor e do gestor, o gestor tem que ser uma pessoa  muito bem informada das questões administrativas  e também das questões pedagógicas  para que possa  fazer essa remediação no interior da escola  das necessidades  da escola, dos alunos, da aprendizagem , das necessidades do professor na sua formação continuada , dos outros profissionais  da educação no interior da escola  e as questões das regulamentações legais na qual a escola está inserida  e desenvolver  o processo educativo.

O que é e como é a gestão educacional

Vários  estudiosos  da gestão educacional  como por exemplo  Libâneo (2001), chamaram a atenção sobre a necessária compreensão, na prática  profissional, do que fazer, que é precedida do conhecimento de como fazer. O como fazer  implica  no sentido e significado  da  ação  do diretor e que sentido e significado ele vai dar a ação dele em relação as pessoas que estão trabalhando na escola  em função do processo educativo  dos alunos que aquela  escola  atende  dependendo do nível  cada  etapa  tem uma necessidade diferente  e o gestor tem que estar preparado para dar atendimento  as necessidades da creche, da pré-escola, das series iniciais do ensino fundamental, das series finais do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico. Então o diretor tem que obter competências técnicas  de conhecimento  para que possa  conduzir o processo interno da escola , pois o diretor tem a responsabilidade de coordenação.

A escola pode ser entendida como organização de trabalho e também como lugar de aprendizagem, de todos que se encontram inserido neste ambiente porque na medida em que a escola vai funcionando  ela vai fazendo transformações  tanto no grupo de profissionais da educação quanto  nos seus alunos  e novas realidades e necessidades são criadas então neste sentido é um lugar de aprendizagem de todos e ao mesmo tempo é um lugar de organização de trabalho em que cada um tem que ter seu espaço preservado das suas tarefas e não somente os profissionais que tem tarefas os alunos tem atividades, projetos  a serem desenvolvidos e que levarão a  construção de competências e habilidades . De acordo com Libâneo (2012, p. 10-11) as escolas são organizações  educativas que tem tarefas  sociais e éticas peculiares, com um caráter  profundamente democrático.  

Para tingir seus objetivos, a escola  precisa de:

  1. Dos meios operacionais  a  escola precisa criar e desenvolver uma estrutura organizacional contendo setores, cargos, atribuições e normas. O diretor precisa ter um olhar atento e cuidadoso para a instituição como um todo para chegar e propor mudanças , sentir e ouvir os diferentes grupos e assim propor as mudanças necessárias  para que este espaço seja um ambiente em que as pessoas trabalhem e que funcione para atingir seus objetivos. Com relação as normas podem ser internas e externas, nas normas internas o grupo tem que decidir quais serão  e as externas todos tem que atender para que a escola atenda  a legislação ao direito do aluno;
  2. Uma tecnologia  como forma de envolver o seu trabalho;
  3. Uma cultura organizacional  para respeitar toda a sua clientela tanto de profissionais quanto de alunos, suas estórias de vida, valores, hábitos, cultura, língua , então a cultura organizacional agrega muitas qualidades;
  4. Processos de gestão e de tomada de decisão  pelo diretor para conduzir os processos internos;
  5. Avaliação: analise  dos resultados que contribuem para o processo formativo e o aperfeiçoamento  da gestão. O diretor é aquele que faz a avaliação diagnostica  diariamente nos espaços  acompanhando os diversos setores e processos, faz  analise dos resultados  de promoção, retenção, de frequência dos alunos. Podemos entender  a escola como organismo vivo  que para manter-se tem que ter a interação constante  entre todos que estão na escola , porém o diretor tem uma importância que na  hora das coordenações das ações levar a todos na mesma direção  e objetivo que será definido pelo conselho de escola.

O diretor/gestor educacional atua numa escola, que é uma instituição aberta recebendo demandas da sociedade , e está envolvida em relações entre o intraescolar e o extraescolar, entre micro e macro, o micro é uma sala de aula dentro do macro que é a escola ou a  escola  a  escola  é o micro dentro de um sistema  de uma rede de ensino:

  1. Estrutura;
  2. Organização;
  3. Processos de gestão e tomada de decisão;
  4. Processos de gestão do sistema educacional.

  a  estrutura organizacional básica  do conselho  de escola é formada por:

  1. Setor técnico
  • Administrativo: secretaria escolar; serviços de zeladoria; limpeza e  vigilância.
  • Multimeios: bibliotecas; professores; sala de informática; alunos; laboratórios; sala de pais; leitura; apm; prestação de contas  da  apm; sala  de grêmio.
  1. Setor pedagógico
  • Conselho de classe;
  • Coordenação pedagógica;
  • Orientação educacional.

O diretor/gestor educacional coordena, motiva, organiza , lidera  e gerencia, pois, será aquele que irá executar o trabalho, porém terá que atender ao regimento escolar e as legislações educacionais  e dos sistemas de ensino, as determinações dos órgãos superiores e as decisões no âmbito das escolas da equipe escolar da  comunidade  que são o  conselho de escola, o conselho de classe e série, o horário de funcionamento das reuniões de professores .

 então para isso o diretor tem que:

  1. Conhecer e compreender as condições concretas dentro da escola  e da sala de aula. O diretor tem que obter uma competência  pedagógica  muito grande, saber observar  as questões pedagógicas  e de aprendizagem dos alunos  para poder assim ajudar , para favorecer o processo educativo.
  2. Compreender o processo de organização escolar por meio de procedimentos  instrumentos de ação:
  • Planejamento;
  • Organização;
  • Formação continuada-coordenação;
  • Avaliação.

As etapas da organização e gestão educacional são:

  • Planejamento- tornar explícitos os objetivos e antecipar a tomada de decisão para orientar a instituição, pensando e provendo o que se deve fazer para  atingir os objetivos.
  • Organização- racionalização  de  recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, possibilitando as condições para que se realize o planejado.
  • Coordenação- organização e coordenação do esforço humano coletivo em prol da realização do planejado pela escola.
  • Avaliação- apreciação sistemática  e  acompanhamento  do modus operandi do funcionamento da escola.

Vídeo 2

O papel do diretor e do gestor é em primeiro lugar dentro da dimensão articuladora  em se preocupar com ações  de formação e capacitação dos professores. A  dimensão formadora  que é a preocupação com  a  organização da  ação formativa  em reuniões  de trabalho tomando decisões em prol do melhor funcionamento  da  escola. A dimensão transformadora  que é a preocupação  com o estabelecimento de pautas para  reuniões  em que haja reflexões sobre ações do cotidiano escolar  e suas  necessidades reais e possíveis revisões do percurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (202.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com