TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor Educacional na Sua Pratica Profissional

Por:   •  6/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 2

gestor educacional na sua pratica profissional

O gestor educacional (diretor) é o responsável por todas as tomadas de decisão: organização de toda a papelada e documentação para a legalização da instituição da instituição; mantem a escola dentro das leis e normas nacionais, estaduais e municipais; convoca e organiza as reuniões e eventos na escola, coordena o trabalho e as ações de todos os funcionários nesses eventos e reuniões; elabora a pauta com os temas que serão abordados em reuniões e eventos na escola, coordena, junto à vice direção e coordenação, o trabalho dos professores; é responsável pelos alunos, dentro do ambiente escolar.

O gestor educacional deve ter conhecimentos na área administrativa e pedagógica, tanto para que possa exercer plenamente

É responsável, também, por coordenar e orientar o trabalho dos funcionários da limpeza, merenda, portaria, vigilância, etc.

O Orientador educacional na sua pratica profissional

O momento atual exige desenvolvimento de competências em vários campos do saber, a orientação educacional, assim como a supervisão escolar, tem recebido enfoques variados. Tradicionalmente, o orientador educacional tem sido visto e tem-se visto como um profissional, cujo papel principal é atuar com os educandos. Assim é que a orientação é definida como método pelo qual o orientador educacional ajuda o aluno, na escola já tomar consciência de seus valores e dificuldades, caracterizado principalmente através do estudo, sua realização em todas as estruturas e em todos os planos de vida.

O posicionamento do Orientador Educacional deve incluir uma ética profissional, debatendo questões práticas, capazes de suscitar-lhe operações de pensamento que o desafiam à reflexão e a pesquisa em busca de uma autêntica identidade apoiada em valores significativos. Em toda a ação do orientador educacional é necessária uma reflexão contínua sobre a realidade que o cerca, possibilitando-lhe um posicionamento profissional mais adequado. Ter sempre presente em sua atividades os princípios que servem de suporte ao processo de orientação, levando-o a uma ação mais consistente e coerente.

A orientação educacional tem certas funções ( ações) clássicas a serem desempenhadas no contexto pedagógico e que estejam inseridas, funções essas cujo sentido não é estático, mais sim, transformar-se continuamente, em razão da interação múltipla de variados fatores, que ocorre no processo dinâmico da pratica social pedagógica. A orientação educacional não deve esquecer-se de estimular ao máximo a iniciativa do educando, principalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com