TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GÊNERO CONTEXTUAL EM MUSICALIDADE: UMA INTERVENÇÃO NA EMEF ALEGRIA DO SABER

Por:   •  7/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.359 Palavras (38 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 38

GÊNERO CONTEXTUAL EM MUSICALIDADE: UMA INTERVENÇÃO NA EMEF ALEGRIA DO SABER

Josiane Cardoso de Oliveira

Professora: Elisângela Barbosa Marques

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 1054) – Projeto de Ensino

Data: 11/11/2017

RESUMO

O estudo que ora apresentamos retrata o “Gênero contextual em musicalidade: Uma intervenção na EMEF Alegria do Saber”, é um tema relevante que pode motivar o aluno à construção do conhecimento, suas contribuições no processo ensino e aprendizagem é visível na sala de aula, os alunos percebem que é preciso cada vez mais compreender o sentido das palavras para aprimorarem a aquisição da leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar como essa linguagem de ritmos e sons é utilizada na escola pelos professores, no sentido de facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Para tanto realizamos uma análise, em uma escola de ensino fundamental, no município de Mocajuba-Pá. Onde compreendemos que a música é uma linguagem relevante na construção de conhecimento e favorece o desenvolvimento de aspectos cognitivo, motor, social e afetivo, também da memória, do raciocínio, concentração, emoção, expressividade, movimento corporal, interação da criança com o meio, a comunicação e a linguagem, aspectos favoráveis a formação humana. Para realização desse estudo foi feita pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e de campo com questionário de perguntas semiestruturadas, aula pratica com utilização da musica em sala de aula. Portanto, discute-se a musicalização na educação e inicia um processo de conscientização frisando a importância da musicalidade para o desenvolvimento da aprendizagem, na escola.

Palavras-chave: Musicalidade. Metodologia de ensino. Educação e aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

A música deve ser analisada como uma linguagem de demonstração, elemento complementar do desenvolvimento integral da criança. Ela deve contribuir para a conquista do conhecimento, da sensibilidade, criatividade, sociabilidade e aspiração artística. Para tanto a música deve ser uma atividade dinâmica envolvendo movimentos que proclamem as emoções, contribuindo com o aprendizado pedagógico na sala de aula. Seguindo esse contexto é que vamos discutir nesse estudo “Gênero contextual em Musicalidade”, é um tema que envolve a música como processo de ensino e aprendizagem e que já vem sendo introduzida no contexto pedagógico da sala de aula, a fim de tornar a prática pedagógica mais dinâmica e consequentemente, atrativa aos alunos. Desse modo se pretende ter melhor reconhecimento dos aspectos importantes que a música possui que facilita o desenvolvimento global do ser humano.

Justifica-se a escolha do tema pelo desejo de entender que a musicalização é, acima de tudo, um momento lúdico e não visa apenas à formação de músicos, mas à vivência e concepção da linguagem musical, à abertura de canais sensoriais, à demonstração de sentimentos, à ampliação da cultura geral e à formação integral do ser. E embora seja um elemento de formação, muitos professores ignoram essa ferramenta de ensino e deixa de utiliza-la em suas aulas, pois há sempre um desculpa, como por exemplo, falta de tempo, ambiente adequado, recursos materiais, para utilização da música como gênero textual, assim descaracterizam a música do processo de ensino e aprendizagem.

O objetivo desse estudo é investigar como essa linguagem de ritmos e sons é utilizada na escola pelos professores, no sentido de facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Objetivos específicos: Interpretar músicas existentes vivenciando um processo de expressão individual ou grupal, dentro e fora da escola; Realizar brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimentos e suas articulações com os elementos da linguagem musical; Perceber e identificar elementos da linguagem musical em atividades de produção, explicitando-os por meio da voz, do corpo, de materiais sonoros e de instrumentos disponíveis.

Podemos perceber nas salas de aulas que os alunos não se interessam em desenvolver qualquer tipo de leitura, ou seja, não têm motivação: daí surge a problematização do educando.

Para melhor aprofundamento da temática vamos desenvolver nosso estudo discutindo primeiramente sobre “O processo de musicalização”, onde fazemos uma abordagem reflexiva sobre o que é musicalização. Em seguida refletimos sobre “A Inserção da musicalidade no ambiente escolar“, onde obtemos conhecimento da importância de a escola trabalhar com atividade lúdica para o desenvolvimento da ação pedagógica e construção do conhecimento. Ressaltamos o estudo sobre “O gênero musicalidade no contexto da sala de aula como metodologia de ensino e aprendizagem”, partindo da ideia de que a sala de aula não é apenas um ambiente para ensinar a ler e escrever com recursos como a lousa e o livro didático, mas também há possibilidade de ampliar esse espaço para uma aula dinâmica e prazerosa através da música. Finalizamos nossa discussão retratando “A importância da música para o desenvolvimento integral do ser humano”, destacando questões direcionadas a musicalização nas práticas pedagógicas para melhor formação dos sujeitos.

2. HISTÓRICO DE MUSICALIZAÇÃO

Musicalizar não significa ensinar a manusear um instrumento ou a teoria musical, mas é inseri-la no mundo da música, possibilitando-a uma experiência com diversas sensações através do ouvir e produzir ritmos musicais, mostrando-a um novo conhecimento de termos musicais corretos, é uma forma de manusear de instrumentos musicais e permitindo a livre expressão musical. Em termos específicos, é tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical. Em termos práticos, é a pré-escola da música.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com