TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mentor, seus direitos e deveres

Artigo: O Mentor, seus direitos e deveres. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

O Mentor, seus direitos e deveres

Por definição é aquele que pelo conhecimento adquirido e pela experiência de vida, pode ser mentor, espelho e ou norte para outros que desconhecem fatos e acontecimentos.

São atribuições do docente a participação ativa no processo de preparação do plano político pedagógico da escola, atuar e colaborar na organização e administração da escola, a produção de conhecimentos pedagógicos.

Nos dias atuais os docentes são cobrados duramente pela sociedade, sociedade essa que não dá o devido reconhecimento e crédito a mais importante das profissões, a do educador, que desacreditado e desmotivado sucumbi no caos e transformação constante do mundo.

Está na lei que a educação tem que ter padrão de qualidade e deve propiciar ao aluno o pleno desenvolvimento pessoal, social e cultural, o docente deve zelar pelo aprendizado do aluno, isso levando em consideração que lhe seja garantido acesso, segurança e condições próprias para o desenvolvimento de seu trabalho.

Como o professor pode ser cobrado quando a categoria vem sendo década após década esquecida, excluída da lista de prioridades nos planos de desenvolvimento nas administrações dos municípios, estados e União?

“ Passando por tempos difíceis, de desprestígio social, de salários aviltantes, com péssimas condições de trabalho, a profissão de professor já não atrai a juventude, e muitas escolas e inúmeras áreas do conhecimento sentem a falta desse profissional” (LIBÂNEO PLT 282).

Na atualidade os docentes devem se preparar, tanto em buscar constante atualização e capacitação profissional e como no exercício ao contribuir com conteúdo e sua prática nos espaços educacionais, pois ao acompanhar a evolução de uma sociedade em constante transformação o mesmo estará preparado para os desafios que se apresentarão no seu dia-a-dia.

Para uma escola mais funcional os profissionais da educação, leia-se aqui todo o efetivo que tem o trabalho de fazer a estrutura da escola funcionar, desde o porteiro a diretora tenha um canal de diálogo aberto para a discussão das necessidades, as mais simples e as de urgência na sua resolução.

O docente tem a vivência e como é de sua responsabilidade deve observar o que se passa ao seu redor, não apenas com os seus alunos, mas o que concerne ao funcionamento das demais dependências da escola, um professor não deve se ilhar dos demais.

Como resultado da união de seus professores em prol de um ensino de melhor, teríamos uma escola de qualidade e respeitada pela comunidade, o professor que não tem comprometimento com a escola e que também não cumpre as duas obrigações, causa um efeito negativo na qualidade do ensino, e por conseguinte, o mesmo não pode exigir melhores salários se o mesmo não procura crescer profissionalmente e fica estagnado no tempo.

Os governantes deveriam criar um projeto que premia as escolas que tivessem um melhor índice nas avaliações, maior índice de aprovação, que demonstra-se uma maior organização, o bom resultado a princípio traria melhorias para as instalações da escola, e esse padrão de qualidade sendo mantido, os profissionais que por ela primaram seriam valorizados pela sociedade e pelo governo, tendo melhores salários, etc.

No entanto para que isso seja possível não podemos ter um professor que não se mantem estudando, se aprimorando, buscando uma evolução constante, o que se vê nos dias de hoje são profissionais pouco preparados e com métodos ultrapassados.

Além do mais, temos também a preocupação com os profissionais que não tenham sido devidamente preparados para seguir carreira no magistério, (Libâneo PLT 275) “o aligeiramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com