TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo TCC Unopar

Por:   •  20/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

[pic 2]

FERNANDO CUSTÓDIO DUARTE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

        

[pic 3]

FERNANDO CUSTÓDIO DUARTE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Fernando Custódio Duarte da IES Faculdade Pitagóras, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Estágio Supervisionado em Educação Física

Coordenador de Curso:

Ipatinga

2020


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)        5

3.        DESENVOLVIMENTO        6

3.1        Atuação do profissional da Educação Física junto a atenção primária à saúde        6

3.2        Idosos e Cardiopatas        7

3.3        Atividade Física e Hipertenso        8

3.4        Exercício e Diabetes        10

3.5        Os benefícios do exercício físico na saúde        11

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Responder à nova pandemia de coronavírus faz parte das funções básicas da saúde pública, suas medidas são direcionar as pessoas ou grupos com maior risco de poluição, como profissionais de saúde. Porém, outras atividades laborais podem desempenhar um papel importante na disseminação do vírus, portanto, analisar seus métodos de processamento é essencial para a prevenção da doença (BAKER, 2020).

Neste contexto, profissionais de educação física e estudantes foram extremamente prejudicados, assim discentes do curso de educação física realizaram estágios de forma remota devido ao alto grau de contaminação da CoVID-19. Portanto este estágio foi apresentado de forma rêmora na instituição como requisito para aprovação na disciplina, além disso podemos destacar a importância desta prática para alunos de graduação.

De acordo com Bianchi et al. (2005) o estágio supervisionado é uma experiência que permite ao aluno mostrar sua criatividade, independência e caráter. Esta etapa dá a você a oportunidade de ver se sua escolha profissional corresponde às suas capacidades técnicas. A atividade será desenvolvida no curso de graduação a partir do segundo semestre do ano, momento em que o aluno já participou da discussão acadêmica sobre a formação de professores, que é temporária.

Portanto, o objetivo deste estágio é experimentar a realidade do profissional de educação física frente aos desafios do dia a dia para encontrar soluções e aplicabilidade de exercícios de acordo com os objetivos e individualidade dos alunos, além disso:

  • Conhecer a realidade profissional do egresso em educação física;
  • Refletir sobre a individualidade dos alunos;
  • Compreender a prescrição de exercícios;
  • Aplicar programas de treinamentos.

Na academia, fica evidente a importância do profissional da educação física, pois ele é o responsável por avaliar os alunos, diagnosticar possíveis morbidades e riscos nos treinamentos e prescrever com base nos dados coletados. A partir dessas experiências, é óbvio que precisamos buscar constantemente a especialização e a formação de diferentes métodos de formação, além de cuidar de pessoas com características diferentes. No entanto, esse tipo de estágio ainda destaca a importância do processo formativo no currículo de graduação, pois possibilita ao graduando compreender plenamente os indivíduos que compõem a sociedade e buscam os serviços dos profissionais do esporte.

Assim, o presente estágio é um conjunto de programas de treinamentos frente à determinado caso que tem como objetivo proposta de estimular os alunos a apresentarem intervenções de acordo com as peculiaridades.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)

        Devido à pandemia do novo coronavírus, o presente estágio ocorreu de forma remota, sendo elaboradas atividades de acordo com a situação-problema geradora de aprendizagem. Neste contexto, apresentaremos cinco casos que podem ser encontrados em espaços de treinamento em que o profissional de educação física deve atentar-se na elaboração de treinos.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  Atuação do profissional da Educação Física junto a atenção primária à saúde

O Programa Saúde da Família (PSF) é uma estratégia prioritária para expandir e consolidar a atenção básica (AB) (Brasil, 2011), por meio da implantação de uma assistência realizada por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e auxiliares.

Para apoiar essa estratégia na rede de atendimento e ampliar o escopo de atuação da equipe, foi instituído o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de acordo com a Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Desde então, outros profissionais se inseriram oficialmente no PSF, entre eles os Profissionais de Educação Física (PEF) (Brasil, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (89.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com