TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NOVO CENARIO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  9/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

O novo cenário de atuação do pedagogo

As décadas de 60 e 70 dava ênfase à formação de um profissional especialista              ( administrador e orientador) voltada para a eficácia da escola, corroborando com os ideais da política educacional da época.

As temáticas mais encontradas nesses períodos foram identidade e profissionalização docente, formação continuada, formação inicial e prática pedagógica.

Porém no sec. XXI descortina-se novas perspectivas para o profissional da educação que se insere no mercado de trabalho. Uma nova estrutura se firma na sociedade, a qual exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem em um cenário tão competitivo.

Dessa forma, a educação em espaços não escolares vem confirmar essa discussão. A atuação do pedagogo ultrapassa o espaço escolar, que até pouco tempo, era espaço (restrito) de trabalho, para inserir-se num âmbito de atuação com uma visão redefinida da atuação do profissional.

É importante destacar aqui que a educação formal e a não formal estão caminhando paralelamente e, portanto a necessidade de agregar ao ensino formal, ministrado nas escolas conteúdos da educação não formal, como os conhecimentos relativos às motivações, à situação social, à origem cultural etc. Por isso, esta nova perspectiva de atuação do pedagogo, sua qualificação vem filtrando cada vez mais, buscando uma relação estreita entre as diferentes propostas de educação existentes na sociedade. “... Uma nova cultura escolar que forneça aos alunos instrumentos para que saibam interpretar o mundo” ( Touraine, 1997, citação da autora ).

Podemos afirmar que o papel do pedagogo vai muito além da sala de aula, afinal é um profissional que está apto a atuar em qualquer lugar onde houver a prática educativa.

Por isso atualmente é preciso que esse profissional seja criativo, dinâmico, flexível, analítico, pensante e que saiba trabalhar em equipe.

Ser pedagogo consiste em ser articulador, mediador, seja nas instituições escolares ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com