TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Ciclo 2 BNCC

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANA FLÁVIA DO NASCIMENTO

RA: 8105256

PORTFÓLIO:

2º Ciclo de Aprendizagem

Disciplina:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Professor Responsável: Prof. Dr. Gustavo Pimenta Ricci

Tutor(a): Prof. Inaie Cordeiro

2022

Resposta da atividade:

Questão 1

(0.2) 1. Realizar uma pesquisa a nível de interesses dos alunos dentro do contexto da disciplina, ou seja: sendo o aluno o protagonista, o professor mediador pode desenvolver diálogos, estabelecer vínculos emocionais que poderá facilitar e indicar como construir e planejar sequências didáticas que, explore e favoreça a participação ativa de todos; obtendo assim um maior envolvimento, comprometimento e uma melhor absorção dos conteúdos.

(0.2) 2. Trabalhar em equipe promovendo a cooperação mútua entre os alunos, através de atividades que venham a abranger inclusive os alunos portadores de algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou limitação de natureza física, ajustando as situações de acordo com os níveis da capacidade de cada um, desenvolvendo o senso de inclusão e equidade.

(0.2) 3. Explorar os acontecimentos atuais de forma a estabelecer uma relação com o objeto de conhecimento científico, estimulando o aluno a desenvolver atividades de pesquisas e projetos que amplie a sua capacidade de conhecimento afim de possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diferentes realidades ou contextos.

(0.2) 4. Envolver o aluno com o seu trabalho, realizar avaliações para medir seu desempenho dentro da sala de aula e ajustar ou corrigir o que for necessário, usar a tecnologia e outras ferramentas que amplie as formas de lecionar e planejar conteúdos que estimule o desejo de aprender, de participar, de não se evadir da aula ou do ano letivo, trabalhar de forma que favoreça a progressão do conhecimento e estimule a construção do saber,

(0.2) 5. Saber organizar o ambiente de trabalho (sala de aula), o professor deve ter capacidade de gerir pessoas de forma a estabelecer a ordem, o respeito mútuo e o senso de responsabilidade individual, deve saber resolver situações problemas para que não haja atrasos de conteúdos e prejuízos de aprendizagem.

Questão 2

(0.2) 1. Realizar acompanhamentos através de portfólios e relatórios que servirão como instrumentos avaliativos e indicadores dos processos de ensino e aprendizagem, confrontar informações afim de ter clareza nas tomadas de decisões com relação ao protagonismo do aluno.

(0.2) 2. Observar o comportamento para saber avaliar cada aluno conforme suas aptidões e interesses para com coerência saber aplicar conteúdos científicos que transite entre o didático e o lúdico facilitando a compreensão, estimulando-os a interagir espontaneamente em rodas de conversas produzindo intencionalidade educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com