TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pragmatismo, Marxismo e Outros na Educação

Por:   •  7/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

    O Pragmatismo nasceu no século XIX, os seus principais percursores foram William James e Charles S. Peirce, tiveram o intuito de buscar a atitude predominantemente pragmática, em um termo mais simples, busca a eficácia e a utilidade.

     A palavra Pragma vem de “pratica’’, “ação’’, “feito’’ e Etc.

    O Pragmatismo também trabalha com a experiência, eles trabalham com a prática o feito e a experiência.

    Logo, a experiência é exatamente isso, o que se monta conjunturalmente pela prática, feito, façanha.

      Caso o homem queira tirar as melhores maneiras de se conduzir no mundo, ele que entenda essa característica relacional e prática do mundo, ele que dê atenção para a experiência.

     A importância do Pragmatismo na educação foi que ele influenciou educadores de várias partes do mundo no  Brasil influenciou Bastante no movimento liderado por Anísio Teixeira esse movimento foi chamado por Escola Nova, integrava-se a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes na educação.

     O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando, na prática, tarefas associadas aos conteúdos ensinados.

    É importante ressaltar que Paulo Freire também foi influenciado pelo Pragmatismo.

   O  Idealismo, o Idealismo vem do latim de  “IDEALIS” que significa, dedicação, engajamento a uma doutrina, a uma causa ou um compromisso com um “Ideal”,  sem que exista um interesse material.

   Temos muitos idealismos os mais importantes são os Idealismos Platônicos, Idealismo Religioso e o mais recente o Idealismo Moderno com expoentes como René Descartes, George Berkeley, Immanuel Kant, Friedrich Hegel e Josiah Royce. Todos os idealistas demonstram uma grande preocupação pela educação, os objetivos da educação que constituem uma fonte iluminadora no ato educacional, a busca da verdade que consiste no método de como fazer uma busca de conhecimento.

   Os Idealistas acreditam que as ideias são a única realidade verdadeira, eles sustentam que o mundo material é caracterizado pela mudança, pela instabilidade e pela incerteza.  

O  Marxismo  pode ser entendido como um conjunto de ideias desenvolvidas a partir das obras de Karl Marx e  Friedrich Engels.

  O Marxismo oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, é também uma teoria sobre a evolução da sociedade que pretende explicar cientificamente o Capitalismo.

     O termo “Marxismo” começou a ser utilizado só depois da morte de Marx.0

Para os marxistas, a sociedade moderna está marcada por interesses antagônicos, entre as classes que possuem e as que não possuem os meios de produção, ou seja, tudo aquilo que é necessário para trabalhar: como as ferramentas, o espaço ou a matéria-prima.  

O Marxismo se coloca uma teoria voltada para a ação. Suas perspectivas se articulam de forma a criticar o sistema econômico desde o ponto de vista do trabalhador e indicando a necessidade de melhoria das condições de vida dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com