TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SERÁ LITERATURA NA VISÃO DOS EDUCADORES

Tese: O QUE SERÁ LITERATURA NA VISÃO DOS EDUCADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É SER ALFABETIZADO NA VISÃO DOS EDUCADORES.

Josiane Tomasella Bordignon

O domínio da leitura/escrita, a alfabetização, o estar alfabetizado são questões muito debatidas no âmbito escolar. Mas, qual é a visão do alfabetizador? O significado é o mesmo para todos?

No processo de alfabetização a visão do alfabetizador é muito importante, pois segundo Kramer (1995), é de acordo com essa visão que ele vai encaminhar o processo em sala de aula.

Desde o final da década de 80, mudanças têm ocorrido no conceito de alfabetização. O enfoque amplia-se – do aprendizado da escrita passa a ser compreendido também como leitura de mundo. O aluno passa de receptor de informações, a sujeito da construção da escrita. Essas mudanças resultam de pesquisas como as de Ferreiro(1993).

Jolibert (1994, p.14-15), salienta que o aprendizado da leitura e da escrita deve ocorrer em situações reais, onde estas tenham uma função social concreta, e que a tarefa do aprendiz seja basicamente a de buscar o sentido do texto. Acredita que devemos nos tornar leitor a medida que aprendemos a ler e assim também deve ser com a escrita.

Com a implementação do Ciclo Básico, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, propõe mudanças decorrentes de novas concepções pedagógicas, contrariando a visão mecanicista que reduz a alfabetização ao simples ato de codificar/decodificar, para acentuar a compreensão da função social da escrita.

Em meio a essas mudanças estão os professores, que em sua maioria foram ensinados e aprenderam a alfabetizar com o método tradicional. Diante da nova proposta, como estão trabalhando, o que valorizam no processo de alfabetização? O que é estar alfabetizado?

Pretendendo averiguar “ o que é ser alfabetizado” no entender de quem alfabetiza, foi realizado um estudo com doze professoras de quatro escolas públicas de Ensino Fundamental da cidade de Rio Claro. As professoras cujo tempo de magistério variam de dois a vinte anos, foram indicadas (três por escola) pela diretora ou coordenadora pedagógica, tomando-se por critério ter experiência com alfabetização e estar lecionando na 1ª ou 2ª série.

A entrevista semi-estruturada foi gravada e partiu da questão: - o que é um aluno alfabetizado ? Por vezes, dependendo das respostas, outras questões foram propostas. Foram apresentadas às professoras sete escritas de alunos para que observassem e descrevessem os pontos relevantes de cada uma.

Para averiguar se a concepção de cada professor é compartilhada com o grupo, ou se é individual, esta análise é feita no âmbito de cada escola.

ESCOLA 1

Nesta escola as três professoras foram unanimes na utilização do termo decifração, mas em discursos diferentes.

A professora A (8 anos de magistério), admite durante sua fala que a prontidão é necessária para a criança se alfabetizar. Alfabetizado, para ela, é aquele que domina a estrutura silábica e sabe decodificar. Comenta ainda, que aluno alfabetizado deve escrever com letra cursiva.

A professora B (10 anos de magistério), procura mostrar que sua concepção sobre alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com