TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Educação não – formal desenvolve principalmente fora do ambiente escolar. Nas lutas contra a desigualdade e a exclusão social, nos movimentos e nos programas de formação sobre os direitos humanos e entre outros.

A educação não – formal é voltada para o cidadão para que ele tenha mais facilidade para resolver os problemas do seu dia a dia. Neste trabalho iremos tratar muito sobre a a educação- não formal que muitas vezes vivenciamos e não sabemos em qual parte ela está presente em nossas vidas. Existe não só apenas a educação não – formal, mais sim a educação formal e a informal.

Educação formal é aquela que o aluno aprende dentro do ambiente escolar. Educação informal é aquela que o aluno aprende em seu cotidiano na convivência com os amigos e familiares. E neste trabalho vamos falar sobre a educação não - formal.

⦁ O QUE É EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?

São métodos educativos organizados fora da coerência do sistema regular de educação, ou seja, não segue uma única forma de ensinar como a de um currículo baseado nas normas e diretrizes do governo federal. Desta forma o ensino é definido através das pessoas envolvidas na área de ensino, ou seja, professores, coordenadores e diretores.

A educação não-formal esta sempre focada em quem aprende e não em quem ensina, ela valoriza muito o aluno o seu modo de aprender.

A educação não-formal vê os adultos com uma aprendizagem ao longo da vida, sempre tem que estar pronto para aprender.

O movimento da educação não-formal deu se através de várias práticas vivenciadas nas escolas que estavam fora das leis governamentais, não seguiam o padrão exigido pelos governantes do nosso País.

Entre os fatores importantes para a educação não-formal, se faz presente a família burguesa onde acontecerão mudanças na estrutura familiar, achava que a escola fazia seu papel de forma insatisfatória e insegura.

Outro fator que interferiu no desenvolvimento da educação não-formal foi às necessidades e exigências das indústrias e do mercado profissional que nem sempre conseguiam encontrar profissionais adequados para as suas necessidades.

A educação não-formal é também muitas vezes uma forma de grandes possibilidades de aprendizado fazendo assim um jeito diferente de aprender.

⦁ O QUE É ASSOCIATIVISMO?

O Associativismo é uma forma de organização que tem benefícios comuns para seus associados por meio de ações coletivas.

A organização de associativismo, ela tem uma relação com de projetos, e o a se formada por um grupo de pessoas que se organizam para defender seus interesses comuns, sem fins lucrativos .Tem como objetivo um desenvolvimento de associação que tem uma dinâmica, um movimento,em direção a um lugar melhor pela cooperação. O desenvolvimento também fundado em relações sociais associativas, das quais podem formar cooperativas, para a comunidade.

O associativismo debate pontos e contrapontos onde o diálogo abre espaço para reconstruí-la um, desenvolvimento onde a diversidade do conjunto de talentos, e capacidades, e de competências que constituem a criatividade de cada um. O objetivo é colocá-las em um conjunto para que busquem um interesse comum, buscar a construir laços solidários de colaboração de pessoas da comunidade que de modo a desenvolvimento desenvolvem talentos, capacidades e competências coletivas. È fundamental colocar o associativismo no centro de qualquer tipo de desenvolvimento,

Econômico social. Reconhecer que o desenvolvimento abre espaço à cultura, à educação, aos valores. Como decorrência, recoloca o problema do desenvolvimento nos em ambientes das proximidades de pessoas entre relações sociais. as pessoas, nos espaços do associativismo e das práticas cooperativas.

O associativismo tem um potencial de desenvolvimento de qualquer comunidade ao articular o pontual com o abrangente, sendo assim, o associativismo concretizam os projetos sociais e que se tornam os mais próximos da busca de autonomia na promoção do desenvolvimento local. E, por sua vez, passa a ser a força que modifica comportamentos e abre caminhos para impor novos conhecimentos que podem ser forjados pela o associativismo.

⦁ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Pensamos em uma atividade que seja capaz de ser realizada no ambiente não-formal e que colabore de alguma forma para a formação profissional das crianças, nós pensamos em desenvolver uma oficina gratuita de capoeira, para crianças que tenham nota boa em todas as matérias e estudam na escola pública.  

Esta oficina teria como principal objetivo o esporte, que além de colaborar para o desenvolvimento físico, trabalha aspectos enormes na formação dos alunos, como disciplina e equilíbrio. A Capoeira amplia no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (572.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com