TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É HELENISMO? O QUE É CRISTIANISMO?

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão

Acadêmica: Cintia Duarte de Aquino

Professora: Lígia Conceição de Araújo

Pedagogia – 1 ano°- Diurno

Disciplina: Filosofia

O QUE É HELENISMO?

O QUE É CRISTIANISMO?

A Era Helenistica marcou a transição da civilização grega para a romana e foi marcada pelo surto da ciência. A civilização que tomou o nome de helenismo começou a existir no fim do segundo milênio a.C, até o século VII da Era Cristã. Enquanto o cristianismo ia avançando, o helenismo ia resistindo à nova religião e o pensamento filosófico passou a ser o individualismo moralismo.

A essência do Helenismo foi social e cultural, sendo uma forma de vida característica representada por uma instituição básica, a cidade-estado, mas o que caracteriza o helenismo é a utilização dessa instituição como meio de dar expressão prática a uma determinada concepção do universo. No século V a.C, o filósofo helênico Protágoras de Abdera, deu forma ao pensamento “o homem é a medida de todas as coisas”.

O helenismo foi caracterizado por quatro escolas filosóficas, onde procuravam estabalecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, atráves da ausência do sofrimento, chegar à felicidade.

 As quatro escolas foram:

  • Epicurismo: parte de Epicuro a da ideia de que é preciso buscar o prazer da vida. Assim, existia a separação entre os prazeres, de um lado o prazer duradouro, como a audição da música, de outro aquele que o prazer é mais imediato, o qual muitas vezes pode resultar em dor e sofrimento. Os epicuristas seguiam a Ataraxia, que seria o estado em que não havia dor, e sim, apenas serenidade.
  • Estoicismo: Vindo de Zenão, os estóicos defendiam que todo o universo era governado por uma lei divina e racional, seu ideal de vida era alcançar uma serenidade diante dos acontecimentos fundados na aceitação da “lei universal dos cosmos”, que rege toda vida. Zenão propõe o Dever como o melhor caminho para a felicidade.
  • Cinismo: O termo “cinismo” vem do grego Kynos, que significa “cão”, representando os filósofos que se propuseram a viver como os cães da cidade, sem qualquer conforto. Sendo assim, levavam com eles a filosofia de Sócrates, a qual dizia que o homem deve procurar conhecer a si mesmo e desprezar todos os bens matérias.
  • Ceticismo: Vindo de Pirro de Élida, dizia que tudo era incerto. Nenhum conhecimento é seguro e qualquer argumento pode ser contestado.

A primeira comunidade cristã veio à existência pelo proposito de dar testemunho da ressurreição de Jesus. Sendo assim, a igreja cristã é um fato da história, e desse ponto de vista, sua origem deve ser considerada.

O Império romano ainda era jovem quando Jesus nasceu, após a guerra civil que levou a República de Roma ao fim, Augusto, conseguiu estabelecer um império que conquistou o mundo em grande medida e que estava destinado a durar mais de mil anos. Porém, não os imperadores romanos, mas Jesus de Nazaré, de uma família real aparentemente extinta, na extremidade do império, era o salvador do mundo, escolhido por Deus. Mas, os primeiros governantes e os imperadores romanos eram nobremente tolerantes com o cristianismo, mesmo, às vezes, afirmando que eles eram fanáticos religiosos mentalmente perturbados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com