TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Educação Não Formal?

Por:   •  3/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

O que é educação não formal?

Educação não formal são processos educacionais fora da lógica do sistema regular de ensino, esta mais focada em quem aprende, não em quem ensina, os conteúdos trabalhados são definidos a partir das necessidades e da vontade das pessoas envolvidas. Ela é estruturada de baixo para cima, é 100% Paulo Freire.

Como ela funciona?

A educação não- formal difere do ensino tradicional em termos de estrutura e na forma como é organizada e do tipo de qualificações que este tipo de atividade confere, ela é vista como alternativa ao sistema de educação formal.

Esse tipo de educação é sócio interacionista, onde o conhecimento é considerado uma construção continua, onde a invenção e a descoberta são pertinentes a cada ato de compreensão.

A educação não-formal vai além do assistencialismo. Visa ao desenvolvimento de valores, acreditando que a aprendizagem se dá por meio das práticas sociais, respeitando as diferenças existentes. A flexibilidade é bastante presente no estabelecimento dos conteúdos que permeiam a educação não-formal, assim como a criação e organização de seus espaços, sendo criados e recriados conforme os modos de ação previstos nos objetivos maiores que dão sentido ao fato de determinadas necessidades de grupos sociais pertencentes à comunidade estarem se reunindo.

Os espaços de educação não-formal, segundo Simson e Park (2001), deverão ser desenvolvidos segundo alguns princípios como:

• Apresentar caráter voluntário;

• Proporcionar elementos para a socialização e solidariedade;

• Visar o desenvolvimento social;

• Favorecer a participação coletiva;

• Proporcionar a investigação e, sobretudo proporcionar a participação dos membros do grupo de forma descentralizada.

Assim, devem ser considerados os desejos e anseios da comunidade com a qual se pretende trabalhar e partindo de estudos, do conhecimento da realidade em questão, fazer uma integração com as ações a serem desenvolvidas.

Qual objetivo da Educação não formal?

O aprendizado com atividades complementares, onde o indivíduo aprende com regras de convivência sobre o convívio social e valores, as crianças aprendem brincando, levando esse aprendizado para o resto da vida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SIMSOM, Olga Rodrigues de Moraes von .; PARK, Margareth Brandini ; FERNANDES, Renata. Sieiro. Educação não-formal: Cenários da Criação, (Orgs). Campinas: Unicamp, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com