TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Individual EJA

Por:   •  4/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

ANEXO 10 - RELATÓRIO INDIVIDUAL DE OBSERVAÇÃO – Um relatório por ciclo (Educação Infantil (4 e 5 anos), Educação Fundamental I, Gestão Escolar/Educação não-escolar, Educação de Jovens e Adultos (Fund I e II)

Um relato de uma prática observada

Selecione uma prática educativa vivenciada e/ou observada durante o período de estágio que tenha te chamado a atenção quer pela qualidade de formação quer pela possibilidade de aprimoramento e emita um relatório descritivo e analítico, utilizando-se como referencial as teorias estudadas.

Alguns indicadores que poderão ser considerados no relatório de observação

Primeiro contato do professor com os alunos.

Maneira do professor apresentar as atividades que serão desenvolvidas na aula.

Conteúdos ou atividades em que o aluno está exposto, relacionado a faixa etária, tempo disponível e a relevância formativa.

Práticas de avaliação de aprendizagem desenvolvidas.

Interferência da Infraestrutura física/visual e/ou de recursos na qualidade da formação dos alunos.

Característica do relacionamento professor e aluno; aluno e funcionários; professor e família; professor e professor; professor e demais colaboradores; direção e coordenação e professor.

Comportamento dos alunos em relação às atividades propostas. Contradições ou Coerências entre discurso e prática

Educação de jovens e adultos

Na escola EMEB DRª MARA APARECIDA , o ensino do EJA e oferecido no período noturno e tem como principal alvo , jovens e adultos que por algum motivo não concluíram seu ensino fundamental e médio na idade adequada. A escola possui grandes professores dedicados e comprometidos em ajudar com uma educação inclusiva e de extrema qualidade para eles. Em meu período de estagio pude observar e auxiliar os professores em suas salas de aulas com os alunos do Eja , tendo em vista que que cada aluno possui uma dificuldade e característica diferente , apresentam diferentes níveis de conhecimento e uma longa experiencia de vida. Com tudo o ensino eja requer uma abordagem pedagógica diferenciada e adaptada em suas necessidades para cada tipo de aluno . A maioria dos alunos que frequentam o EJA, possui um grande desafio tanto pessoal como social que vem afetando sua aprendizagem, as longas cargas horarias em seus serviços, afazeres domésticos, falta de apoio família. Os professores estão altamente comprometidos em criar um ambiente não somente acolhedor mais inclusivo para esses alunos, para que eles venham se sentir mais motivados para ter uma formação escolar. Um grande desafio que enfrentamos na educação , não somente no ensino Eja mas em toda a área são faltas de recursos materiais na escola , falta de apoio para um recurso pedagógico mais elaborado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com