TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  28/2/2022  •  Monografia  •  6.177 Palavras (25 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 25

                                                                                                                                     

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO – JOGOS E BRINCADEIRAS –

NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                         RU

[1]

   

RESUMO

O presente estudo tem o objetivo de investigar a importância e a necessidade das atividades lúdicas – jogos e brincadeiras – no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Partindo do pressuposto que a prática de jogos e brincadeiras é essencial na infância, visto que promovem vivências significativas de aprendizagem, configurando um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento intelectual, psicológico e social de seus alunos, é que se pretendeu, com a realização deste estudo, investigar a importância dos jogos e brincadeiras como instrumentos facilitadores no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Este estudo bibliográfico valeu-se dos pressupostos teóricos de renomados autores, como Vygotsky (1998), Piaget (1976 e 1998), Almeida (2003) e Queiroz & Jordano (2004), entre outros. Ao final, foi possível constatar a valiosa contribuição das atividades com jogos e brincadeiras, para o desenvolvimento dos alunos. 

Palavras-chave: Educação infantil. Lúdico. Jogos. Brincadeiras.

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo investigar a importância e a necessidade da ludicidade nas atividades educacionais, visando conhecer o valor que os jogos e brincadeiras podem ter para o desenvolvimento das crianças. Ainda, analisa o lúdico como uma ferramenta que pode dar prazer ao processo de ensino-aprendizagem.

        Muitos métodos podem ser usados como recursos didáticos e, entre essas, destaca-se a realização de jogos e brincadeiras, instrumentos pelos quais o educador pode estimular o desenvolvimento intelectual, psicológico e social das crianças, tendo em vista que promovem o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, resgatando o prazer pelo aprender, e contribuindo para a sua formação.

No entanto, é preciso considerar o brincar como um processo que envolve uma variedade de comportamentos e oportunidades que se fazem presentes no universo infantil. 

Para as crianças exercerem a sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.
         A atividade lúdica desenvolve na criança a atenção, memorização, imaginação. Quando se valoriza o trabalho com jogos e brinquedos, o docente tem em mãos uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem da criança.

        A metodologia empregada é a bibliográfica, com suportes em livros, revistas e documentos afins. A pesquisa bibliográfica, segundo Oliveira (2002), tem o intuito de conhecer as diferentes formas de contribuição científicas já realizadas sobre determinado assunto ou fenômeno.

2 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO – JOGOS E BRINCADEIRAS –

NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3 O LÚDICO E A EDUCAÇÃO CONCEITO E FINALIDADE

        

        As autoras Rosa e Di Nisio (2011, p.37, apud, Ferreira, 1975 p.89), buscando a definição do termo lúdico no novo dicionário de língua portuguesa, encontram a definição; o verbete lúdico (adjetivo) significa: referente à, ou que tem o caráter de jogos, brinquedos e divertimentos.        

        O termo ludismo é substantivo relativo à qualidade ou caráter de lúdico. A palavra jogo possui muitas características, destacamos a brincadeira, a diversão e a competição que são as partes de importância no que destaca a educação infantil. O jogo ajuda a criança a aprender de forma divertida. A criança brinca e assimila ao mesmo tempo e com o auxílio dos jogos a aprendizagem se torna prazerosa.

        No dicionário analógico de Azevedo (1974, apud Rosamilha, 1979 p.75):

Os termos relativos a lúdico são: brincadeira, brincalhão, brincar e brinquedo, no índice remissivo. Essas palavras pertencem, no texto do dicionário, aos tópicos alegria, divertimento, espírito de humorista. (1974, apud ROSAMILHA, 1979 pg.75.).

        No dicionário de Ferreira (1975 p.90), têm-se as seguintes acepções para brinquedo: objeto que serve para as crianças brincarem; jogo de crianças, brincadeira; divertimento, passatempo; festa, folia, folguedo.

        Segundo a Enciclopédia Mirador Internacional (1975 p.6538):

No verbete brinquedo, esta palavra aparece, no português, no século XIX, derivado, por sua vez, de brinco, jogo de crianças, divertimento, folguedo, do século XIII. Este por sua vez, origina-se de brincar. (MIRADOR, 1975, pg.6538).

        O brincar proporciona, por meio do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social. A proposta do lúdico é significativa na prática educacional, é incorporar o conhecimento mediante as características do conhecimento do mundo.

        Porém, é possível entender que o brincar ajuda a criança no processo de aprendizagem onde aumentam suas capacidades cognitivas e motoras, para então dar início à alfabetização. O lúdico irá proporcionar situações imaginárias no aluno, vai ajudar no seu desenvolvimento cognitivo e facilitará o seu desenvolvimento social.

        De acordo com Vygotsky (1998 p.130), o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos.

Piaget (1998, apud Aguiar, 1998, p.58), diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa.

A capacidade de brincar possibilita às crianças um espaço para resolução de problemas que as rodeiam, o brincar é fazer em si, um fazer que requer tempo e espaço próprio, um fazer que se constitui de experiências culturais, que são universais e próprio da saúde por que facilita o crescimento, conduz aos relacionamentos grupais, podendo ser uma forma de comunicação consigo mesmo e com os outros.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com