TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Ciência

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE COM LIVRO SIRIO POSSENTI

  1. A partir da leitura do segundo capítulo do livro “Por que (não) ensinar gramática na escola” de autoria de Sírio Possenti, responde as seguintes questões.
  1. Por que Sírio Possenti afirma que ensinar gramática não é o mesmo que ensinar gramática?[pic 2]

O autor afirma que uma coisa é o estudo da gramática outra é o domínio ativo da língua. Afirma que há vários tipos de gramática e que pra muitas pessoas das mais variadas extrações intelectuais e sociais, ensinarem língua é a mesma coisa que ensinar gramática ou vice- versa ensinar gramática é ensinar língua.

  1.  Como ele conceitua gramática? Quais as maneiras que o autor entende o conceito  de gramática? Justifique sua resposta.

O autor conceitua gramática como um “ conjunto de regras” que para ele não é uma definição muito precisa, mas, que serve como um guarda chuva. Para o autor há três maneiras de se conjunto de regras; 1) conjunto de regras que devem ser seguidas; 2) conjunto de regras que são seguidas; 3) conjunto de regras que o falante da língua domina.

Entende-se que as duas primeiras maneiras estão relacionadas á regras de gramática que devem ser seguidas na fala e na escrita das pessoas. A terceira maneira, as regras são os aspectos presentes de uma língua dominada pelo falante.

  1. Explique, segundo Possenti, a(s) diferença (s) entre as gramáticas Normativas, Descritiva e Internalizada.

Gramáticas normativas são conhecidas e ensinadas por professores por meio do livro didático onde apresentam aos alunos um conjunto de regras que tem como objetivo principal o ensino de uma língua única “ padrão” para que seus leitores leiam e escrevam corretamente sem fugir das regras .

Gramáticas descritivas  - conjunto de regras que são seguidas- é a que orienta o trabalho dos linguistas, cuja preocupação é descrever ou explicar as línguas tais como elas são faladas.

Gramáticas internalizadas- conjunto de regras que o falante domina- refere-se a hipóteses  sobre os conhecimentos que habilitam o falante a produzir frases ou sequencias de palavras de maneira tal que essas frases e sequencias são compreensivas e reconhecidas como pertencente a uma língua.

  1. Explique o entendimento do termo “regras” para os três conceitos de gramáticas apresentadas na obra lida.

 As regras de uma gramática normativa se assemelham as regras de etiqueta, expressando uma obrigação e uma avaliação de certo e do errado.

As regras de uma gramática descritiva se assemelham as leis da natureza, na medida em que organizam informações sobre fatos, sem qualquer conotação valorativa.

As regras de uma gramática internalizada expressam sem qualquer conotação valorativa, aspectos dos conhecimentos linguísticos dos falantes que tem propriedades sistemáticas.

  1. Como a língua (idioma) é tratada pela gramática Tradicional (GT) e pela Descritiva (GD), segundo Possenti?

 A língua pela gramática tradicional deve ser considerada como uma norma “ padrão” ou “culta” para todos dentro da sociedade, qual corresponde formas de expressão produzidas por pessoas cultas e de prestígio. É uma norma que tem como atributo excluir “erros”, “vícios de linguagem o “ vulgarismos” como forma de se auto definir  como a única língua correta .

Para gramática descritiva, nenhum dado é desqualificado como não pertencendo à língua. Ou seja, em princípio nenhuma expressão é encarada como erro, o que equivaleria, um outro domínio, à normalidade. Ao contrário, a gramática descritiva, encara considera um fato a ser descrito e explicado – a língua falada ou escrita como sendo um dado variável ( isto é, não uniforme), e seu esforço é de encontrar as regularidades que condicionam essa variação.

f ) Como a GT trata a questão do erro? Explique.

 Para gramática normativa; é erro tudo que foge á variante que foi eleita como exemplo de boa linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com