TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O UNIVERSO LADO: UM CATÁLOGO BÁSICO SOBRE COSMOVISÕES

Por:   •  24/3/2016  •  Resenha  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  1.955 Visualizações

Página 1 de 5

O UNIVERSO ÃO LADO: UM CATÁLOGO BÁSICO SOBRE COSMOVISÕES

Domingas Rodrigues Soares

SIRE; J.W. O universo ao lado: um catalogo básico sobre cosmovisões.4.ed.São Paulo: Hagnos, 2009.

James W. Sire nasceu em Nebraska nos Estados Unidos da América, fez bacharelado em química e inglês pela Universidade de Nebraska. Sire também foi um oficial do exército e professor universitário de literatura, filosofia e teologia, editor chefe da Editora Intervarsity Press (editora cristã) palestrante em mais de 200 universidades nos EUA, Canadá, Europa e Ásia. É autor de vinte livros sobre a Literatura filosofia e fé cristã e o livro universo ao lado foi o primeiro a ser lançado em português.

O livro o Universo ao lado é uma orientação que nos leva a pensar, a saber, e compreender a forma que haja sobre o universo seja de maneira consciente ou inconsciente. O livro contém dez capítulos e fala sobre cosmovisão foi publicado em 1976 com línguas estrangeiras, tendo vendido mais de 350.000 copias traduzidas em 19 línguas estrangeiras. No livro o autor mostra a importância de compreender e fazer uma avaliação sobre as diferentes abordagens de cosmovisões e mostra também as bases do teísmo cristão, da filosofia da Era, Pós- modernismo, Existencialismo, Monismo panteísta, Deísmo, Naturalismo e o Niilismo.

Sire afirma que cada indivíduo possui um modo diferente de enxergar o mundo esclarecendo assim o conceito da palavra cosmovisão, relatando como o pós- modernismo deu nó nas cosmovisões e também encorajando a todos leitores a pensar com consciência sobre o termo” cosmovisão”, que significa “a visão do universo”.

O Teísmo cristão é a cosmovisão na qual o autor busca responder as perguntas primordial, esclarecendo que o Universo está permeado da grandeza de Deus, na qual o Deus é o soberano e que as pessoas foram criadas para obedece-lo. Está cosmovisão é uma visão fundamental a que todas as pessoas deveriam seguir e é o padrão para o qual todas as outras cosmovisões são julgadas. No Deísmo concebe uma ideia contraria do Teísmo cristão, pois o Deísmo designa Deus como “a causa de todas as coisas”, o criador do Universo como uma uniformidade de causa e efeito, porém o deixou funcionar por conta própria em um sistema fechado. Outra diferença que pode-se notar é que os teístas acreditavam que Deus poderia ser revelado através de seu filho Jesus, já os deístas não acreditavam em milagres e nem que Deus se comunicava ou se manifestava para outras pessoas pois eles enxergam Deus apenas na natureza assim como eles viam Deus com um Deus distantes, alheio, que criou o mundo e depois foi deixado de lado.

A cosmovisão naturalista nasce do deísmo sendo que no Naturalismo Deus é deixado de lado, assim como para eles o universo é fechado onde o criador não existe e esse sistema não está aberto a nenhuma mudança, sem interferências externa de um ser humano.

James Sire descreve o Niilismo como a negação do conhecimento, do belo e da realidade, ou seja, as coisas e o mundo existem mais sem um proposito, sem significado portanto, é tudo invalido e tudo aconteceu por a caso. Podemos comparar o Niilismo com o Naturalismo sendo que, o naturalismo não fornece uma base na qual a pessoa pode agir de um modo significativo mas, ele sustenta que a percepção é igual ao cérebro surgindo a parti do funcionamento da matéria portanto, sem esse funcionamento não haveria pensamento, isto é, a matéria funciona de acordo com a sua própria natureza. A visão que se pode ter deste universo niilista é que cada um faz da sua vida o que bem quer pois o papel de Deus é só conceber a vida do ser para que assim possam descobrir o proposito da sua existência e a do cosmo.

O existencialismo vai além do Nilismo com o objetivo de transcender o Nilismo.No existencialismo teísta básico o universo é feito de matéria e é formado, por ideias do teísmo onde o mundo subjetivo é composto pelo o mundo da mente e do consciente que é o seu principal foco, cujo os seres humanos descobrem a si mesmo.

Já o Monismo panteísta oriental no qual Sire diz que essa visão desta cosmovisão está ligada a unidade de realidade como um todo, isto é, apenas um elemento impessoal que constitui a realidade. Com relação a alma do ser humano é a mesma do cosmo assim também que ela é eterna. Já a morte humana sinaliza o fim da existência pessoal, é a encarnação de um ser morre e reencarna em outra pessoa, o conhecimento ele pode ser comunicado e exige dualidade, os seres podem ir além dele através da personalidade mas, a sabedoria não é assim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com