TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: PRÁTICA E ATUAÇÃO DO PROFESSOR

Por:   •  21/4/2017  •  Artigo  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 8

Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar

Mariana Silgueiro Santana

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: PRÁTICA E ATUAÇÃO DO PROFESSOR

RESUMO

O artigo tratará de algumas relevantes reflexões sobre o uso de computadores e outras tecnologias por educadores no ambiente escolar e, assim, analisar os resultados deste recurso no aprendizado dos alunos. Sabemos que as novas tecnologias estão presentes na escola  para auxiliar os educandos reduzindo assim as dificuldades  que impedem o progresso deste aluno, fazendo com que o mesmo avance em seus conhecimentos consequentemente aumentando seu desempenho com estas ferramentas que hoje são tão necessárias e eficazes para que o aprendizado ocorra de forma tênue e ágil. As tecnologias de informações representa um papel importantíssimo no cenário da educacional, e deve ser utilizada como ferramenta que auxilie no processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Educação. Formação. Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

O professor deverá mostrar que domina o conteúdo, os recursos tecnológicos, pois sem essa teoria é impossível desenvolver as questões difíceis que nos deparamos atualmente, é preciso que o docente acompanhe e aprenda a elaborar atividades sob aquilo que para o aluno é interessante, pois só desta maneira conseguiremos trazer o aluno para uma aprendizagem mais valorosa, tanto para sua vida pessoal, tanto quanto para a profissional.

O avanço tecnológico teve um ritmo muito mais acelerado, ocupando espaços cada vez maiores em nossa vida cotidiana, tanto que hoje seria praticamente impossível manter nossas rotinas sem o uso das mesmas. Portanto, os recursos tecnológicos devem fazer parte de um setor relevante da nossa realidade que é a Educação.

O grande desafio é a formação de pesquisadores críticos e reflexivos para se discutir ou analisar a atuação do professor na utilização dos recursos tecnológicos para ensinar, antes de nos precipitarmos na análise dos vários fatores já conhecidos e vivenciados nos laboratórios de formação pelos educadores aversão por ter medo do “novo”, que sabemos não serem os únicos responsáveis pelas dificuldades presentes na sua aplicabilidade como ferramenta para ensinar na sala de aula, há também outros fatores relevantes,

A escola precisa incorporar e entender  essas novas linguagens, descobrir  seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e também sua manipulação correta propiciando assim um bom resultado no que se diz respeito ao ensino-aprendizagem de seus educandos.

2 DESENVOLVIMENTO

Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfico e abordará a importância dos recursos tecnológicos no contexto escolar e a necessidade da capacitação por parte dos docentes para atuarem em sala de aula mediando e auxiliando os educandos, fomentando a criticidade e a inserção dos mesmos na sociedade atual.

O professor deverá mostrar que domina o conteúdo, os recursos tecnológicos, pois sem essa  prática é impossível desenvolver as questões difíceis que nos deparamos atualmente, é preciso que o docente acompanhe e aprenda a elaborar atividades sob aquilo que para o aluno é interessante, pois só desta maneira conseguiremos trazer o aluno para uma aprendizagem mais valorosa, tanto para sua vida pessoal, tanto quanto para a profissional.

 Os recursos tecnológicos na educação representa um importante papel neste cenário, porém não deve representar uma finalidade em si mesma, mas, sim, ser utilizada como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem.

Uma questão importante abordada nesta pesquisa é a da qualificação ou a formação profissional de docentes para atuarem com estes novos recursos presente na escola e na sociedade em geral. Muitos professores ainda não sabem o que fazer com os recursos que a informática propicia o que acaba sendo um problema, é necessário primeiro essa conscientização por parte dos mesmos pois sabemos que muitos ainda resistem a aderir ao uso do computador, então, a preparação dos educadores para saberem utilizar esta ferramenta como parte das atividades que realizam na escola é de suma importância.

2.1 Mudanças oriundas das tecnologias e a ciência

Nos últimos anos, parceria entre Ciência e Tecnologia proveu muitas mudanças possibilitando assim a aceleração do desenvolvimento tanto de uma, quanto de outra.

 Desde 1989, o avanço tecnológico teve um ritmo muito mais acelerado, ocupando espaços cada vez maiores em nossa vida cotidiana, tanto que hoje seria praticamente impossível manter nossas rotinas sem o uso das mesmas. Portanto, os recursos tecnológicos devem fazer parte de um setor relevante da nossa realidade que é a Educação.

O grande desafio da mediação pedagógica é a formação de pesquisadores críticos e reflexivos para se discutir ou analisar a atuação do professor na utilização dos recursos tecnológicos para ensinar, antes de nos precipitarmos na análise dos vários fatores já conhecidos e vivenciados nos laboratórios de formação pelos educadores aversão por ter medo do “novo”, que sabemos não serem os únicos responsáveis pelas dificuldades presentes na sua aplicabilidade como ferramenta para ensinar na sala de aula, há também outros fatores relevantes,

A escola atual precisa entender e incorporar essas novas linguagens, descobrir  seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e também sua manipulação correta. E é importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitam a evolução dos indivíduos. (MORAN, 2000, p.36).

A introdução dos recursos tecnológicos, como por exemplo, o computador, no âmbito escolar ainda sofre restrições e falta de conhecimento por parte dos docentes. Surgem novas formas de pensar e, consequentemente, alteração na construção de conhecimento, sendo a mediação pedagógica um grande desafio na formação de alunos pesquisadores, críticos e reflexivos.

Porém a forma como o professor transmite o conteúdo mostra o poder que ele possui em esmiuçar o conhecimento complexo transformando em aprendizado de fácil entendimento aos educandos, para que o uso dos recursos tecnológicos seja aliado à aprendizagem, é necessário ter recursos disponíveis que sejam variados de forma a integrar a prática do professor com sua vivência e experiência sobre o assunto tratado, ou seja, o professor tem que possuir preparação. 

Segundo Ana Paula de Alcântara colunista do Portal Educação (Formada em Administração com ênfase Recursos Humana - Licenciada em Pedagogia - Mediadora de Informática Educacional)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com