TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O corcunda de notre dame

Por:   •  8/5/2019  •  Dissertação  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 01

As revoluções e os questionamentos dos padrões sociais foram característicos da vida e da obra de Maria Montessori, uma das primeiras mulheres a exercerem a medicina na Itália. Atuando na área da psiquiatria, Montessori trabalhou com crianças com deficiências mentais, defendendo em congressos e eventos médicos que essas crianças tinham seu desenvolvimento prejudicado por não serem suficientemente estimuladas a partir de suas percepções sensoriais.

A “Casa das Crianças” foi o maior projeto da autora, que tinha como foco o uso de materiais educativos, o desenvolvimento da autonomia praticada pela criança, protagonista do próprio aprendizado, com a possibilidade de escolha de suas atividades e se as realiza individual ou coletivamente, considerando o professor como seu orientador. O método foi alvo de muitas críticas na época, pois, por valorizar a autocriação e a autoconfiança, muitos o consideravam individualista, diferente dos padrões da época. Outra crítica defende que as crianças não escolhem, de fato, as atividades, pois as opções já estão pré-determinadas.

Fontes:

RÖHRS, Hermann. Maria Montessori. Tradução: Danilo Di Manno de Almeida, Maria Leila Alves. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, editora Massangana, 2010.

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/sem-recreio-linha-montessoriana-esta-em-27-escolas-do-pais,de0e6e1e089f4410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

http://itaturucu.redelivre.org.br/2017/04/21/as-casas-das-criancas-de-montessori/

Questão 02

A afirmação permite concluir que, para Nelly Novaes Coelho, a Literatura está acima de ideias elaboradas, enredos detalhadamente pensados. A Literatura é, na verdade, a forma de arte que mais contribui com a transmissão de valores e com a compreensão do indivíduo sobre quem ele é, que espaço ocupa e quem é o outro, uma vez que o ser humano só é capaz de se reconhecer por meio de sua consciência cultural (COELHO, 1981).

A autora ainda afirma que, desde que o homem foi capaz de entender e organizar informações utilizando-se de formas, fê-lo para registras suas atividades, transmitir valores por meio da Literatura Oral e escrita.  A Literatura pode ser compreendida, portanto, como resultado de um impulso existencial do ser humano que o leva a expressar-se para ler o mundo e ser compreendido por ele. Trazendo a questão para o contexto infantil, não se pode negar a importância dessa forma de arte para as crianças, como seres humanos em formação (COELHO, 1981).

Fonte: COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.

Questão 03

A concepção de infância como a conhecemos hoje só começaria a ser pensada pela sociedade a partir do final do século XV. Antes disso, a criança era vista pela sociedade como um “adulto em miniatura”, e não como um ser que precisa ter nessa fase de sua vida cuidados essenciais em relação à saúde, às relações interpessoais e ao aprendizado.  Não havia para ela direitos ou deveres específicos e, por conta da falta de cuidados, muitas morriam antes mesmo de chegarem ao que hoje entendemos como adolescência.

De acordo com Cortez, Clarice Zamonaro (2011), as famílias nem mesmo desenvolviam sentimentos de afeto em relação às crianças. Após os três ou quatro anos de idade, elas acompanhavam os pais em seus jogos, eventos e festas, participando ativamente da vida adulta. Logo, começariam a trabalhar e desempenhar sua função na sociedade.

Ainda segundo Cortez, também não existia escola, somente salas de estudos destinadas a quem precisasse aprender a ler ou escrever. A educação voltada para a infância só começou a ser desenvolvida a partir do filósofo Jean Jacques Rosseau, que passou a observar nas crianças características particulares, que necessitavam de cuidados e, portanto, não deveriam ser tratadas como adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com