TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo gótico Catedral de Notre-Dame de Paris

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 7

França

Estilo gótico

Catedral de Notre-Dame de Paris

A Catedral de Nodre-Dame de Paris teve seu processo de construção iniciada em 1163, dedicada a Maria, mãe de Jesus Cristo e situada na praça de Pavis, a catedral é umas das mais antigas catedrais francesas no estilo gótico.

A catedral constituiu elementos essenciais na arquitetura gótica e alguns de desses elementos se tornaram arquetípicos das construções da época. Dentre alguns desses componentes possui arcos ogivais e a abóbada sobre cruzamento de ogivas ou abóbada de ogivas.

O uso dessa abóbada de ogivas possibilitou direcionar tensões para pontos específicos da fundação do prédio, permitindo a elevação da altura com maior leveza estrutural. Ela é formada por um esqueleto de nervuras que convergem em torno da chave da abóbada. Outro componente importante da arquitetura gótica são os arcobotantes, possuindo a função de transmitir o empuxo lateral da abóbada para os contrafortes, normalmente situados no exterior.

A catedral apresenta colunas e paredes delgadas e monolíticas, grande número de janelas e o uso das abóbadas de nervuras, que também são características marcantes do estilo gótico. Sua planta baixa é demarcada pela cruz romana, de eixo longitudinal acentuado, e em sua fachada podemos observar as duas torres que abre-se em três grandes portais com diversas esculturas e com o gigantesco vitral em rosácea que ilumina o alto da nave.

[pic 1]

Catedral de Chartres

A Catedral de Chartres

         A Catedral de Chartres iniciou-se em 1145, porém depois de 1194 foi reestruturada após sofrer incêndio, é dedicada a Nossa Senhora (Notre Dame de Chartres). 

Alguns historiadores da arte consideram a arquitetura da catedral como o ápice do estilo gótico, o que traz de tão marcante em seu estilo é o uso de arcos ogivais na sustentação da estrutura e de vitrais ricamente trabalhados na iluminação. Possui 130 m de comprimento, 46 metros de largura máxima e a nave principal, 37 metros de altura, sua torre mais alta possui 107m de altura.

Além da vasta nave em estilo ogival a catedral impressiona pelos adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII, as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas com impressionante estado de conservação e destacam-se também três rosáceas célebres entre elas a Rosácea do Juízo Final.

A fachada ocidental ganha destaque ganha destaque pela série de esculturas de meados do século XII, e fica conhecida como Pórtico Real. O edifício possui mais de 150 janelas medievais com vitrais que proporcionam um grande efeito visual ao interior dor templo.

[pic 2]

França

Estilo românico

Catedral de Angoulême

A Catedral de Angoulême localizada na província de Charente, é um dos mais importantes exemplos de arquitetura românica e escultura remanescentes na França.

A catedral possui a planta baixa em formato de cruz, o interior de sua nave é coberto com três cúpulas, um transepto de grande comprimento com elevadas torres ao longo do norte e do sul, e um coro absidal com quatro capelas. No cruzamento com o transepto, há uma grande cúpula sobre colunas, que substituiu a original destruída em um dos cercos protestantes de 1568. Uma vez iluminados por duas torres lanterna, o transepto tem mantido apenas o norte que se caracteriza por várias ordens de janelas separadas por barras verticais. O coro semicircular é ladeado por pequenas apses e cobertas por uma meia cúpula.

Sua fachada é decorada com mais de 70 estatuas tendo a Ascensão e o Juízo Final como temas decorativos.

[pic 3]

Catedral de Autun

A Catedral de Autun foi construída a pedido do Bispo de Autun em 1120, e se destaca dentro da arte e arquitetura românica. A catedral localiza-se na Borgonha, e é uma entre tantas outras construídas no sentido de desenvolver, junto às grandes vias de peregrinação medieval que atravessavam o país, um conjunto de construções religiosas para receber os peregrinos. Tal como tantas outras catedrais do mesmo estilo, também está demonstra um estudo cuidado de edifícios romanos.

Possui a planta em forma de cruz sendo suas naves são divididas em tramos quadripartidos pelos arcos dobrados da abóboda, sendo que os tramos formam, com as divisões das naves laterais, unidades transversais, Possui ainda um coro de três andares, pilares caneluras, arcos ogivais, a abóboda de berço, o trifório substituindo a galeria, características do estilo românico estão presente na Catedral de Autun.

As capitais de colunas da fachada principal da igreja foram ornamentadas com esculturas realistas esculpidas por Gislebertus. A obra de arte era um dos meios de ensinar as massas da ética cristã, retratando cenas dramáticas do céu e do inferno.

[pic 4]

Inglaterra

Estilo gótico

Catedral de Salisbury

A Catedral de Salisbury foi fundada em 1075 na Inglaterra, e edificada por volta de 1220 a 1280, fora seu campanário que é datado no século XIV, onde sua flecha é a mais alta executada no período medieval possuindo 120m te de altura.

A catedral diferenciasse por sua simplicidade e pelos seus volumes diluídos, sendo considerada o exemplo máximo do primeiro Estilo Inglês que diferentemente das catedrais de inspiração francesa, apresenta uma construção longa, baixa e dilatada. Seus planos compactados típico inglês vem da necessidade de conter no mesmo edifício funções seculares a monacais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (742.2 Kb)   docx (867.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com