TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo da história da educação

Artigo: O estudo da história da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Artigo  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A história da educação é um instrumento fundamental na formação do futuro pedagogo, e tem como principais objetivos estudar o passado e compreendê-lo, formando assim uma visão crítica das mudanças, métodos e reformas aplicados hoje no processo educacional.

Entender o processo educativo ao longo do tempo, pensando nas mudanças que o homem sofre e provoca no meio onde vive, é essencial para a educação. A história da educação pode ajudar a cultivar um saudável ceticismo, cada vez mais importante num universo educacional dominado pela inflação de métodos e reformas educativas possibilitando entender, problematizar e interpretar esse processo.

Além disso, fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude critica e reflexiva, favorecendo novas formas de auxiliar os professores a darem uma direção ao seu trabalho educacional.

A educação não é algo isolado, ela está relacionada com a sociedade, religião e cultura vivida em cada época. Desta forma possibilita uma visão ampla, não apenas no ambiente escolar, mas sim na sociedade reforçando a coesão social, atuando de forma conservadora com base na reflexão do passado.

Por isso tudo entendemos que a história da educação tem uma grande importância aos pedagogos, pois com a reflexão do passado e dos seus conteúdos, consegue compreender a educação atual, contribuindo assim um sistema educacional voltado para a realização humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com