TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro dos Mortos

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

                                Universidade Federal de Pelotas - Ufpel

 Teoria e Prática Pedagógica                                      Profº Carla Rodrigues

 “Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional”

                                                                                                   Maria do Céu Roldão

Síntese do texto:

No inicio do texto a autora coloca as dúvidas relacionadas à diferenciação da profissão docente as demais profissões. Colocando que a partir de uma discussão sobre a natureza da função especifica do professor é possível contribuir para analisar as questões do conhecimento profissional docente.

No que diz respeito ao conceito de ensinar, ela coloca que a uma leitura mais tradicional e outra mais pedagógica, o primeiro indica o professar um saber e o segundo fazer os outros se apropriarem de um saber. A autora classifica a situação de ensinar como mais abrangente já que se tem mais informação do que no passado, hoje há uma ideia de dupla transitividade do saber, não apenas a explanação de quem é profissional docente, mas também de quem recebe o saber.

Segundo a autora existem dois processos sociais na profissionalização do professorado que são distintos, mas complementares: Extrínseco e o Intrínseco. Maria afirma que o conhecimento profissional é o elo mais fraco da profissão docente, aquele pelo qual se deve investira para vencer o descrédito, além de outros fatores negativo que surgem na área da educação.

O ponto que ela aborda em seu texto com mais frequência é a relação entre a teoria e a prática, ou seja, o que o docente estuda durante sua profissionalização nem sempre é o que acontece durante a prática em aula, a autora aborda duas linhas de estudo, sendo uma delas levada ao teórico e a outra à prática. No último momento Roldão coloca o que seriam os geradores de especificidades que seriam as várias características que os docentes deveriam seguir para ter sucesso em sua profissão.

    Leonardo Silva Amaral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com