TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tempo e o espaço dos sujeitos

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

“O TEMPO E O ESPAÇO DOS SUJEITOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES”

Yane Jaqueline de França OLIVEIRA

UNINTER

Resumo

A educação é primordial na vida do individuo para torna-lo um sujeito bem aceito socialmente, mas ela precisa contemplar esse individuo em todas as áreas e analisando “o tempo e o espaço dos sujeitos e instituições escolares” podemos verificar que algo ainda está errado e como sociedade que quer melhorar, buscar soluções para que a educação seja contemplativa num todo e para todos. Através desta de pesquisa, pode-se conhecer bem o espaço escolar do Colégio Romário Martins e verificar como ele contempla ou deixa de contemplar todos os sujeitos na esfera educacional para qual é formado. Finalizando com opiniões de quem está nesse contexto a bastante tempo e participa ativamente deste espaço escolar.

Palavras-chaves: Educação. Espaço escolar. Sujeitos.

Os sujeitos buscam as instituições escolares para terem uma oportunidade de melhorarem cada vez mais e assim conseguirem alcançar um espaço melhor socialmente, culturalmente e politicamente, pois somente assim podem formar uma consciência de que são seres políticos e que precisam tomar essa consciência para mudar a realidade em que vivem. Mas será que essas instituições estão preparadas para oferecer o que esses sujeitos buscam? E que deve trabalhar para que isso seja concretizado?

Uma instituição escolar é formada por vários segmentos que necessitam do apoio uns dos outros para funcionar corretamente. Governo, pais, alunos, funcionários, comunidade escolar, professores etc. Mas o entendimento de todos precisa estar coerente com sua função e na sua obrigação de cumpri-la. É a escola segundo Nóvoa,( 1999, p. 16) “uma territorialidade espacial e cultural, onde se exprime o jogo dos actores educativos internos e externos; por isso a sua análise só tem um verdadeiro sentido se conseguir mobilizar todas as dimensões”(...). O projeto politico pedagógico da escola tem que ser pensado em conjunto e como o planejado, cumprido. Mas ela não pode ser feito sem conhecer o espaço da escola, suas limitações e possibilidades. Também deve ser levado em conta o sujeito, suas necessidades e especificidades para esse espaço. Precisa-se analisar o modo como deverá ser passado para esse sujeito tudo o que ele necessita mesmo que o espaço e o tempo escolar não possibilite isso de forma exemplar.

Quanto à instituição analisada em particular, o Colégio Estadual Romário Martins, busca atender a todos os sujeitos em seu espaço, mas reconhece que este espaço é falho na sua finalidade. Mas mesmo isso ocorrendo, a equipe componente da instituição busca com muito esforço fazer a sua parte para garantir uma integração dos sujeitos nele. Eles cobram para que os outros segmentos façam sua parte, mas quando isso não ocorre tentam suprir essa falha com os segmentos que estão em constante participação. Não é o correto segundo tudo que já foi dito, mas é um esforço para que o espaço possa continuar atendendo os sujeitos que o buscam. Mas de quem é a culpa?  Se analisarmos essa questão a resposta seria um circulo: Governo, sociedade, instituição escolar. Então não adianta reclamar e não buscar que essas três esferas funcionem corretamente, pois uma necessita da outra.

Conclui-se assim que observando todo o contexto, ainda as instituições escolares precisam avançar muito para que possa ser suprida a necessidade dos sujeitos e para que possa ser vista como completa em sua função. O esforço é grande, mas as especificidades dos sujeitos também. Precisa-se uma força tarefa muito grande e com bastante força de vontade para que haja uma possibilidade de mudanças e que essa mudança possa dar a educação um novo ânimo e que possa transformar os currículos- pedagógicos dessas instituições em algo louvável e não existencial como é hoje em dia.

Referencias

CORDIOLLI, Marcos Antonio. Sistemas de ensino e politicas no Brasil. Ibpex. Curitiba, 2011.

KUENZER  prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida,  Revista Pensar a Prática, 2000 disponível em:

BARTIK, Helena Leomir de Souza. Gestão educacional. Ibpex. Curitiba, 2011.

Entrevista com a pedagoga do Colégio Romário Martins Ivania Valéria Vicente Bastos

  1. Em sua opinião o espaço e a acessibilidade desta escola contemplam todas as diversidades e necessidades especiais?

Não, ainda temos muito que avançar, mesmo com leis que garantam o acesso nos deparamos com muitas mudanças a serem feitas no ambiente educativo. Mudanças de adaptação predial e as de cunho pedagógico que está voltada no olhar em relação aos estudantes, públicos alvo da educação especializada.

  1. O que você acha sobre o espaço de lazer que os alunos tem acesso nesta instituição?

O espaço de lazer que a nossa instituição disponibiliza está para o desenvolvimento de atividades esportivas, recreativas, porém precisamos de adequações para a melhoria estes espaços.

  1. O espaço escolar interfere na qualidade de aprendizagem?

Discordo        plenamente                        X concordo                        discordo

Concordo plenamente                        não, definitivamente        não, em parte

Indeciso                                        provavelmente sim                nunca

Definitivamente sim                        raramente                        às vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com