TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMPO E ESPAÇO DOS SUJEITOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

Uninter – Centro Universitário

TEMPO E ESPAÇO DOS SUJEITOS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Adriana R. de Sá de Moura

UNINTER

Resumo

Com base na entrevista com o tema, “Tempo e espaço dos sujeitos e instituições escolares”, em que o objetivo é avaliar a Instituição Escolar em seus princípios pedagógicos, quanto sua adequação do ensino. Contemplando as necessidades do contexto atual em que está inserida e contribuindo para o processo de desenvolvimento de aprendizagem do seu corpo discente. A instituição pesquisada demonstrou estar comprometida na educação que oriente seus alunos a adquirirem sua autonomia. Respeitando suas diferenças e acreditando no potencial individual de cada aluno. Propiciando aos indivíduos, um ambiente estimulador, com atividades que levem a reflexão dos conhecimentos transmitidos no processo pedagógico. Na qual a rotina com valores o capacite a ser um sujeito, ativo e participativo dentro da escola e na sociedade.

Palavras-chaves: Educação, Espaço, Sociedade.

Introdução

No que se refere ao tempo e espaço na estruturação pedagógica de uma instituição escolar é que o tema vem sendo analisado e discutido de várias formas, no que se compete a determinar e adequar o ensino na sua contemporaneidade.

No Brasil especificamente, o processo formal de educação teve influências externas estrangeiras e implantada de acordo com o seu momento histórico político.

A partir da chegada dos jesuítas em 1549, que embora não se tinha um plano de ensinar com os princípios de formar indivíduos capacitados em obter sua autonomia, mas sim, transmitir uma educação, voltada como “instrumento civilizatório”, com praticas pedagógicas que levassem a submissão, introduzindo a doutrina cristã, fato histórico que perdurou até a Proclamação da Republica. É que a educação brasileira vem construindo em cima deste fato, assim como movimentos e tendências pedagógicas, (Tradicional, Nova, Tecnicista e pedagogia histórico-crítica) à constituição do seu rumo pedagógico.

O objetivo da reflexão nos fatos históricos, permite a elaboração e modificações necessárias para fornecer uma educação dentro do espaço escolar. Contemplado não apenas em adequar as exigências econômicas, sociais e culturais de uma época, mas dar uma educação com qualidade. Atendendo as expectativas sociais, da realidade em que ela se encontra, sem submissão de valores.

Desenvolvimento

A utilização adequada do tempo e espaço de uma instituição escolar permite a formação com competência e qualidade. Na transmissão dos saberes científicos na sua grade curricular, bem como tornar o percurso da formação escolar em um caminho que leve o aluno a ser um ser histórico-crítico. Fornecendo conhecimentos, valorizando suas opiniões e experiências de sua vivência. Assim, a construção elaborada dos procedimentos pedagógicos de uma Instituição escolar com participação de todos os membros que a compõem, podem contribuir na formação do indivíduo com excelência.

Este conceito se baseia no projeto pedagógico resultante da pedagogia Histórico Crítica que consiste em reflexões sobre o conceito de educação da escola e a tarefa a que se propõe na atual contemporaneidade e de acordo com a Pedagogia proposta por Saviani (1991, p. 16,17):

a)identificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações bem como as tendências atuais de transformação;

b)conversão do saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares;

c)provimento dos meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua transformação.

A instituição escolhida para análise, foi o Centro Pedagógico – Viver e Aprender. De propriedade privada, existente no bairro da Vila Abernéssia, situada na cidade de Campos do Jordão, estado de São Paulo, há seis anos. Atende crianças de 08 meses a 11 anos de idade, contemplando assim, o Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental e Período Integral. Sua infraestrutura é pequena mas, conta com sua estrutura física, espaços adequados a todas as praticas educacionais sugeridas. Além das áreas comuns, destinadas ao convívio dos professores, alunos e visitantes, oferece como por exemplos: parque infantil, sala de vídeo, sala de brinquedos e horta.

O projeto político pedagógico da instituição, tem como base a vivência da comunidade, a participação ativa dos professores, pais e alunos na sua elaboração e manutenção. Que se propõe a fundamentar sua pratica pedagógica em constantes encontros como reunião de pais e entrevistas com os alunos.

A Educação Infantil é composta de infantil 3, infantil 4 e infantil 5 o ambiente contemplam as exigências dos Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2004). Bem como a rotina da utilização dos espaços e administrado com o tempo que contempla um dos conceitos que está presente no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na colocação sugerida da “Organização do tempo”.

A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas. A apresentação de novos conteúdos às crianças requer sempre as mais diferentes estruturas didáticas, desde contar uma nova história, propor uma técnica diferente de desenho até situações mais elaboradas, como, por exemplo, o desenvolvimento de um projeto, que requer um planejamento cuidadoso com um encadeamento de ações que visam a desenvolver aprendizagens específicas.

 

O Ensino Fundamental no que compete os cinco primeiros anos do aluno são trabalhados os conteúdos básicos e seguem a determinação da exigência legais da LBDEN n 9.394/1996, que define as diretrizes e base da educação nacional. A metodologia é voltada para aulas atuais por meio de livros didáticos, onde as técnicas de ensino está voltada para o desenvolvimento harmonioso das potencialidades da criança, incentivadoras do trabalho escolar.

Art. 26.Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (400.1 Kb)   docx (201.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com