TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETO DA EDUCAÇÃO VERSUS

Artigo: OBJETO DA EDUCAÇÃO VERSUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Artigo  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO VERSUS ACOMODAÇÃO!

“Ao aprender, ampliamos e modificamos nossos esquemas devido as novas informações que nos chegam e desequilibram a nossa estrutura cognitiva”

É nosso objetivo neste trabalho selecionar e analisar cinco atribuições dentre as inúmeras atribuições do professor pedagogo nos estabelecimentos de ensino de Educação Infantil, Educação Profissional, Ensino Fundamental e Ensino Médio, no entanto, essa análise será feita a partir do nosso nível de conhecimento, o que pode ser bastante simples, uma vez que estamos no início da graduação. Objetiva-se ainda, a partir dos cinco critérios selecionados, verificar no que cada atividade genérica pode contribuir para a formação do professor pedagogo.

2Subsidiar o aprimoramento teórico-metodológico do coletivo de professores da escola, promovendo estudos sistemáticos, trocas de experiências, debates e oficinas pedagógicas. Essa atividade genérica, a nosso ver, é uma atribuição que vem de encontro ao papel social do educador enquanto sujeito que tem consciência da responsabilidade da sua atribuição no contexto educacional. Pois facilitar e promover os debates fomentando as trocas de experiências , contribuindo assim para que o coletivo de professores perceba que a educação é antes de tudo um a ação que envolve a responsabilidade de todos, e, não um ato isolado que se dá no tempo máximo de uma hora-aula, é sem dúvida uma atitude que exigirá muito do futuro professor pedagogo. Com essa atividade o professor pedagogo vai se inserindo no contexto escolar e conquistando o respeito dos demais profissionais da instituição educativa. E pode ainda, ir se familiarizando com as temáticas e discussões do grupo de profissionais que atuam naquela unidade educativa,e por conseguinte, vai se inteirando da realidade na qual se inscreve a unidade educativa.

3 Organizar a hora-atividade do coletivo de professores da escola, de maneira a garantir que esse espaço-tempo seja de reflexão-ação sobre o processo pedagógico desenvolvido em sala de aula. Com essa atribuição o professor pedagogo pode contribuir com propostas viáveis e chamar o coletivo da escola para juntos desenvolverem ações voltadas a aprendizagem dos alunos, que com certeza é o objetivo primeiro de toda ação pedagógica das unidades educativas. Ao garantir esses momentos se estará qualificando o tempo da hora-atividade com objetivos claros e foco na aprendizagem que é um direito do educando e uma responsabilidade do educador. O que se percebe é que as atribuições do professor pedagogo são, antes de qualquer coisa, possibilidades de mudanças, pois o tempo todo este profissional é chamado para contribuir com o coletivo de professores, com ações e métodos intencionais, com os quais auxiliará no processo de construção e divulgação do conhecimento...Nas palavras de Libâneo (2004), “o pedagogo é aquele que responde pela mediação, organização, integração e articulação do trabalho pedagógico.”

4 Atuar junto ao coletivo de professores, na elaboração de projetos de recuperação de estudos a partir das necessidades de aprendizagem identificadas em sala de aula, de modo a garantir as condições básicas para que o processo de socialização do conhecimento científico e de construção do saber realmente se efetive. Essa é outra atribuição que visa chamar todos os professores para o compromisso com a aprendizagem, e especialmente o pedagogo, pois este deve estar atento a todas as formas e estratégias de legitimação do saber historicamente produzido, de modo a se certificar que os alunos estão de fato se apropriando e interiorizando o conhecimento. E ao interiorizarem serão capazes de exteriorizarem em forma de ações na vida prática de cada um.

1 Desenvolver projetos que promovam a interação escola-comunidade, de forma a ampliar os espaços de participação e democratização das relações, de acesso ao saber e de melhoria na qualidade de vida da população. Chamar a família para que junto com a escola, numa relação de parceria, ambas possam dialogar e juntas encontrar caminhos viáveis para melhorar a vida da comunidade, é sem dúvida uma excelente forma do pedagogo se sentir parte da comunidade.

5Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com