TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA PSICOPEDAGOGIA

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  3.031 Visualizações

Página 1 de 3

FCV – FACULDADE CIDADE VERDE

Disciplina: Introdução a Psicopedagogia

Curso: Psicopedagogia Clinica e Institucional

Aluno(a): Rosiâne Cicele Barros

Data: 05/10/2018

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA PSICOPEDAGOGIA

Nascida com o objetivo de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, a psicopedagogia visa contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem.

Na última década, as discussões sobre pedagogia têm se agrupado cada vez mais em torno de algumas idéias onipresentes e populares extraídas ostensivamente da pesquisa psicológica.

A Internet tem sido uma força poderosa na disseminação e globalização de pesquisas pedagogicamente relevantes em assuntos como metacognição, múltiplas formas de inteligência, estilos de aprendizagem, preferências de aprendizagem, habilidades de pensamento, funcionamento cerebral, inteligência emocional e programação neuro-lingüística.

Os problemas de aprendizagem foram estudados a principio por médicos, prática essa que perdura ainda hoje em nosso país, por parte dos pais e encaminhamentos feitos pelas escolas (BOSSA, 1994), segundo ele no início da década de 70, surgiram, em nível institucional, cursos com enfoque psicopedagógico, antecedendo a criação dos cursos formais de especialização e aperfeiçoamento.

A psicopedagogia pode atuar nos campos: institucional, clínica e hospitalar, com objetivo de obter soluções para questões envolvendo dificuldades de aprendizagem, possibilitando uma visão ampliada em relação ao sujeito cognoscente, um ser capaz de conhecer o mundo, o que o rodeia e a si próprio como sujeito da aprendizagem.

É justamente pela aprendizagem que o ser Humano constrói sua identidade, e nesse processo de construção que adquirimos significados de nossas próprias características, como contexto da cultura, família e do universo que está inserido.

O processo de aprendizagem pode ser prazeroso, por outro lado, porém pode ser considerado pelo aluno uma dificuldade e um desprazer. Cabe a escola e aos envolvidos no ambiente escolar realizar uma entrevista de anamnese, técnica de investigação e análise, para que juntos possam tecer informações históricas do individuo, este processo deve-se concentrar no processo de ensino aprendizagem, cabe ao profissional realizar encaminhamentos à outros profissionais habilitados de acordo com diagnóstico.

Se tratando dos alunos com dificuldades, o psicopedagogo deve oferecer ao professor a possibilidade de dividir a angústia e a responsabilidade que sente diante de determinadas situações (BASSEDAS et al, 2000).

KIGUEL (1983) ressalta que a Psicopedagogia encontra-se em fase de organização de um corpo teórico específico, visando à integração das ciências pedagógicas, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolingüística para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.

A psicopedagogia se alaga da aprendizagem humana, que incidiu de uma demanda o problema de aprendizagem, exigindo que o psicopedagogo recorra a teorias que lhe permitam aprender, deve-se ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem, estudando assim as particularidades da aprendizagem humana.

É necessário levar em consideração definição do ensinar e aprender; como interferem os sistemas e métodos educativos; problemas decorrentes aos transtornos do processo de aprendizagem.

Conforme recomenda Weiss (1992), o profissional deve-se atentar a alguns cuidados no atendimento a pessoas com dificuldades no aprendizado:

1º Discussão prévia da equipe sobre o que se entende por problemas de aprendizagem, sobre como se fazer uma avaliação psicopedagógica, como se dividir essa avaliação em etapas, como fazer registros e relatos que possam ser compreendidos pelos demais profissionais da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com