TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO: PEDAGOGIA

ANGELA DA SILVA CAMPOS CARDOSO

IRIANE CORREA DOS SANTOS

JANAINA DE OLIVEIRA CASTRO DE ARAÚJO

MARIA DE NAZARÉ DE LIMA OLIVEIRA

MIRIANE FURTADO DA CUNHA

JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

BELÉM-PA

2017


ANGELA DA SILVA CAMPOS CARDOSO

IRIANE CORREA DOS SANTOS

JANAINA DE OLIVEIRA CASTRO DE ARAÚJO

MARIA DE NAZARÉ DE LIMA OLIVEIRA

MIRIANE FURTADO DA CUNHA

JOGOS E BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de TCC, como requisito parcial para obtenção do grau de Pedagogia, a presentado na Universidade Paulista

Orientadora GLACY ROCHA

BELÉM-PA

2017

  1. . INTRODUÇÃO-TEMA E PROBLEMÁTICA.

“A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança”

Sabendo-se da grande importância dos jogos e brinquedos na ludicidade ou do desenvolvimento psicomotor das crianças, como brincadeiras no dia-a-dia. Procuramos proporcionar uma visão de importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da criança.

  • Resgatar um sujeito aprendente de sua condição de expectador, para se tornar um sujeito participativo e crítico, no que resultou no problema de pesquisa.
  • Os jogos e as brincadeiras não podem ser inseridos no contexto escolar de forma organizada, para facilitar e também auxiliar o processo de ensino e aprendizagem das crianças?

2 – Hipótese.

  • HO. A educação e um processo global e continuo. Cada fase o desenvolvimento e momento da vida de uma criança têm prioridades diferentes, as quais atuação pedagógica precisa compreender. Chamando a atenção da criança no lúdico, não só como forma de jogar e brincar, mais fazer com que desenvolvam melhor seu processo de ensino e aprendizagem.

Pois através das brincadeiras as crianças trazem o que veem, escutam, observam e experimentam.

3.OBJETIVOS

3.1 GERAL

Demostrar a importância dos jogos e brincadeiras na aquisição de conhecimentos das crianças, como uma forma de prática de vivência e consciência que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

 3.2 ESPECÍFICOS

Estimular a capacidade da criança através de jogos e brincadeiras.

Apontar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito das crianças de ter uma sociedade que atende para esse trabalho.

Analisar as potencialidades das brincadeiras para a descoberta de regras e limites das crianças, por práticas desenvolvidas no seu cotidiano.

   4. JUSTIFICATIVA. Vivemos numa geração a qual as tecnologias estão tomando conta das escolas por isso a importância do brincar não pode ser esquecida no cotidiano escolar.

Trabalhar o lúdico em sala de aula é de suma importância e atraente no processo de aprendizagem da criança.

Percebemos que é através do brincar que a criança aprende e de uma certa forma também constrói seu conhecimento.

O brincar possibilita que os sentimentos das crianças venham à tona e através da brincadeira ela vê e constrói seu mundo como gostaria que fosse.

O Professor deve estar atento as etapas de desenvolvimento ensino e aprendizagem do aluno.

Através do lúdico a criança desenvolve sua psicomotricidade, contribuindo de forma expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, tendo como objetivo principal incentivar a pratica do brincar, além de se divertir e se relacionar com o mundo. ”É Brincando que se aprende”.

5.REFERENCIAL TEORICO

Ao brincar, a criança se expressa voluntariamente, faz uso da sua imaginação e criatividade, atividades lúdicas que futuramente permitirá ela assumir e desenvolver sua personalidade e autonomia.

Segundo a secretaria de educação (2006, pag. 45).”brincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância”.

As crianças ao brincarem usam a imitação para recriarem personagens que já viram, transformando o real para seu mundo, através da imaginação, pois expõem suas ideias e lideram a criatividade. Quando á imitação transformada, o PCNEI afirma que:

Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade, anteriormente vivenciada. Isso significa que uma criança por exemplo, bate ritmicamente com os pés no chão e imagina-se cavalgando um cavalo, está orientando sua ação pelo significado da situação por uma atitude mental e não somente pela percepção imediata dos objetos e situações. (PCNEI 1998, V1, pág. 28).

Neste sentido concorda-se com Froebel (1999,p.58-59) insiste em seus estudos relacionados à infância que no momento da brincadeira é uma ação espontânea, com características próprias e representativas dentro de seus aspectos lúdicos, sendo muito importante para o desenvolvimento para os primeiros anos de vida da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com