TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS TEATRAIS NA PRATICA PEDAGÓGICA

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

A presente pesquisa teve como ponto de partida a analise de que forma os jogos teatrais podem colaborar na formação de um cidadão participativo e ser um instrumento pedagógico. O intuito é mostrar ao meio acadêmico o quanto é importante, para docentes, pedagogos e todos os envolvidos na área educacional, terem uma visão das opções para desenvolver oportunidades de momentos reflexivos, construindo novo saberes, dentro do ambiente escolar. Para que o trabalho fosse executado, foi necessário um levantamento teórico, assim ocorreram embasamentos suficientes para justificar essa visão lúdica de construção da autonomia do individuo, para tanto é possível verificar pensamentos e teorias neste contexto de nomes importantíssimos, como Augusto Boal, Viola Spolin, Paulo Freire, entre outros. Como resultado da análise das obras, podemos verificar o ponto em comum dos diversos pensadores, que diz respeito à importância do uso de recursos pedagógicos em busca de um cidadão autônomo, crítico e participativo. Desta forma possibilitou conferir que o uso dos jogos teatrais como ferramenta pedagógica vem ao encontro do objetivo maior da formação do cidadão.

PALAVRAS-CHAVE: Jogo Teatral. Augusto Boal. Viola Spolin. Paulo Freire. Pedagógico.

ABSTRACT

This research had as its starting point the analysis of how theater games can collaborate in the formation of a participative citizen and be a teaching tool. The aim is to show how academia is important for teachers, educators and all those involved in education, having a vision of the options to develop opportunities for reflective moments, constructing new knowledge within the school environment. For the work to be performed, it took a theoretical approach, and a grounding occurred sufficient to justify such a playful vision of building the autonomy of the individual, so you can check for thoughts and theories in this context of very important names, such as Augusto Boal, Viola Spolin, Paulo Freire, among others. As a result of analysis of the works, we can see the common thread of many thinkers, as regards the importance of the use of teaching resources in pursuit of a national autonomous, critical and participatory. In this way possible to make sure the use of theater games as a pedagogical tool has to meet the ultimate goal of education for the citizens.

KEYWORDS: Game Theatre. Augusto Boal. Viola Spolin. Paulo Freire. Teaching.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO……………………………………………........……….………9

2 TEATRO E EDUCAÇÃO NO BRASIL.................................................11

3 CONCEITOS PARA JOGOS TEATRAIS............................................12

4 JOGOS DE REGRAS................................................................................14

5 JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DO ATOR..............................15

6 JOGOS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO........

7 PERSPECTIVA DE INCLUSÃO DOS JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA NACIONAL.......................................18

8 REGISTRO DO USO DOS JOGOS TEATRAIS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO.................................................................

8.1 PLANO DE AULA 1........................................................................................

8.2 PLANO DE AULA 2 .......................................................................................

8.3 PLANO DE AULA 3 .......................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Este projeto buscou demonstrar como uma maior participação dos alunos pode levá-los a refletir sobre sua pratica no ambiente escolar e na sociedade, visando à transformação da realidade. Quanto à criatividade, a crítica e a disposição para solucionar, justa e eticamente, problemas existentes no seu cotidiano, se configuram o exercício pleno da cidadania. Sendo, portanto, seguindo neste objetivo que tomamos como tema central do nosso trabalho de conclusão de curso os Jogos Teatrais Dentro da Prática Pedagógica.

Dentro das inúmeras problemáticas que são possíveis e passíveis de estudos e complementação acadêmica, o ponto central que focamos para nosso trabalho foi “De que forma os jogos teatrais podem colaborar na formação de um cidadão participativo e ser um instrumento pedagógico”.

O ambiente escolar deve ser um local que possibilite momentos de participação e reflexão, e não pode contribuir para a formação de indivíduos passivos. Sendo assim verificamos que os jogos teatrais, com seu caráter transformador e libertador podem contribuir grandemente para trabalhos em sala de aula, estimulando debates problematizadores a respeito do conhecimento.

Pensando num ambiente propício para o debate e construção de saberes é indispensável que olhemos para cada cidadão dentro de suas particularidades e não como um bloco. Os jogos teatrais nos permitem que os participantes reflitam sobre seus conceitos e saberes em comparação com o restante do grupo, desta forma temos a mudança individual de visão de mundo, para posterior construção coletiva, por isso os jogos teatrais contribuem para a formação de indivíduos capazes de interagir nesse novo universo globalizado e em constante transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com