TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Jogos e Recreação

Por:   •  7/4/2015  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

uldade Afonso Cláudio – FAAC

Data: 03032010

Pós-graduação: Psicopedagogia

Disciplina: Prática de Jogos e Recreação

Professora: Manon Lopes

Aluna: Ana Rosa do Carmo Iberti

TRABALHO

Fazer um resumo sobre o emprego dos jogos dramáticos infantis para o desenvolvimento da criatividade e espontaneidade. Procurar informações nos textos distribuídos em sala eou na obra de Peter Slade e Jacob Moreno.

A prática dos jogos dramáticos infantis utiliza o ato de jogarbrincar como meio de observação e intervenção durante a execução de atividades educativas, buscando não somente melhorar a qualidade do ensino, mas também, possibilitar uma convivência harmoniosa entre os membros da escola – professores, alunos e funcionários.

Atualmente, tornou-se muito comum a troca de agressões verbais e físicas entre os membros da escola. Este espaço que deveria ser um ambiente de aprendizagem, tem se tornado um lugar de desafetos, que por muitas vezes os próprios membros tem medo de frequentá-lo.

De acordo com Jacob Moreno (1993), a partir do momento que se estabelece vínculos entre os membros, melhora significativamente a relação e o aprendizado entre eles.

Por isso, a utilização do ludodrama – prática educativa que utiliza atividades lúdicas e sociodramáticas; método de educação terapéutica – possibilita isso, já que objetiva que o grupo expresse e vivencie suas dúvidas e inquietações, de forma plena, simultânea (mente, corpo e emoção) num clima de jogo e liberdade.

O uso do ludodrama na Educação visa melhorar as relações humanas, desenvolver a espontaneidadecriatividade, individualidadepotencialidade, a aprendizagem dos conteúdos e principalmente, elevar a auto-estima de cada membro.

Através desta metodologiaprática são trabalhados os conteúdos didáticos, e também, a aprendizagem relacional e crítica.

Com isso, o respeito, a emoção, a racionalidade, a criatividade e a ludicidade podem substituir o autoritarismo, a violência, o desrespeito e a opressão que por muitas vezes ocuparam o ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com