TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos do projeto aplicado

Trabalho acadêmico: Objetivos do projeto aplicado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

Exercí1. OBJETIVOS DO PROJETO APLICADO

O Projeto Aplicado em Análise de Tensões e Deformações ministrado aos alunos do curso de Engenharia Civil da UNA é uma disciplina que oferece a oportunidade de desenvolver nos alunos as habilidades de analisar e desenvolver um esboço de uma tarefa prática real voltada para o dimensionamento estrutural de elementos da construção civil, aliando quatro pontos de grande importância na formação do profissional do estudante:

- Senso de pesquisa: O aluno, com a realização do trabalho, será desafiado a pesquisar informações técnicas voltadas ao estudo proposto e que serão necessárias para a construção da idéia e dos produtos que irá desenvolver, tornando o caminho da pesquisa uma tarefa de vital importância para a obtenção do resultado de seu projeto. A necessidade exposta ao aluno de se realizar a pesquisa bibliográfica não mais terá como ponto de partida a exigência formal de confecção de um trabalho escrito, mas sim a necessidade prática e real de buscar conceitos e metodologias que auxiliem na confecção de um projeto de aplicação real, guardadas as proporções pedagógicas características do momento da formação. Tal exercício contribuirá para a formação do aqui chamado senso de pesquisa no futuro profissional.

- Senso de trabalho em equipe: A divisão do trabalho em tarefas individuais cria naturalmente uma relação de dependências entre os envolvidos onde as hierarquias naturais e os talentos individuais são destacados sempre que as obrigações pessoais são vinculadas a datas limite e a tarefas predecessoras e sucessoras que formarão o mecanismo final do trabalho.

- Senso de articulação das idéias: A organização do raciocínio e a montagem do projeto em suas diversas etapas apresenta a habilidade de agrupar variáveis e construir problemas que integrem tais variáveis, fazendo com que os integrantes dos projetos compreendam as relações multidisciplinares intuitivamente.

- Senso de argumentação: As diversas etapas do projeto exigirão dos integrantes a interposição de idéias aos demais membros, o que desenvolverá a habilidade de argumentação e preparo de uma característica de extrema importância nas relações profissionais. Ao final, a apresentação da idéia a uma equipe avaliativa, considerando-se a proposta como um produto factível e de aplicação real, criará naturalmente o ímpeto de defesa da idéia, naturais nos processos de criação.

2. CONTEXTO DO TRABALHO

- Demais disciplinas do Módulo

Topografia

Ementa: Fundamentos: escalas e convenções topográficas. Instrumentos e métodos de levantamentos planimétricos e altimétricos. Elaboração de levantamentos topográficos. Orientação dos levantamentos topográficos. Locação. Confecção, interpretação e utilização da planta topográfica. Cortes. Cálculo de volumes de movimentos de terra (cortes e aterros).

Bibliografia Básica:

McCormac, J.C. – Topografia. RJ, LTC, 2007.

Borges, A.C. - Topografia: aplicada à engenharia civil, V1. SP, Edgard Blucher

Borges, A.C. - Topografia Aplicada à Engenharia Civil, v2. SP, Edgard Blucher.

Resistência dos Materiais

Ementa: Comportamento dos materiais de engenharia estrutural. Apoio e vínculos. Esforços solicitantes: tração, compressão e cisalhamento. Introdução à teoria da elasticidade. Torção em peças de seção circular, retangular e em perfis de paredes esbeltas. Tensões na flexão pura e simples. Estado plano de tensões e Círculo de Mohr. Deformações na flexão. Estabilidade de colunas e peças comprimidas, carga crítica, flambagem. Métodos de energia.

Bibliografia Básica:

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 5.ed.-. São Paulo: Pearson/Prentice Hall,

Beer, F.P.; Johnston, E.R.; DeWolf, J.T. - Resistência dos materiais, 3ªed. Pearson.

Melconian, S. - Mecânica técnica e resistência dos materiais. 18ªed., SP, Érica.

Teoria das Estruturas I

Ementa: Introdução à análise estrutural. Estruturas isostáticas: treliças, vigas, pórticos, arcos e grelhas. Deformações das estruturas.

Bibliografia Básica:

Almeida, M. C. F. - Estruturas isostáticas. SP, Ed Oficina de Textos, 2009

Kenneth, M.L.; Uang, C.M.; Gilbert, A.M. - Fundamentos da Análise Estrutural. 3ªed., SP, Ed McGaw Hill. 2009

Martha, L. F. - Análise de Estruturas. RJ, Editora Campus, 2010

Materiais de Construção Civil

Ementa: Ciência dos materiais; características dos materiais utilizados na construção civil - cerâmicos, plásticos, vidros, metais, tintas e materiais betuminosos. Agregados e aglomerantes. Argamassas. Concreto - dosagem empírica e experimental do concreto. Controle tecnológico estatístico o concreto. Normas da ABNT. Materiais de construção e o meio ambiente.

Bibliografia Básica:

Falcão Bauer, L.A., Materiais de Construção Volume I, Ed. LTC, 2000.

Freire, Wesley Jorge Tecnologias E Materiais Alternativas De Construção Editora: Unicamp

Falcão Bauer, L.A., Materiais de Construção Volume II, Ed. LTC, 2000.

- Esta proposta foi elaborada pelo Prof. Henrique como exemplo

3. TEMA DO PROJETO APLICADO

Título do projeto:

- Diagramas de Carregamentos em Estrutura Composta por Pórticos Isostáticos para Apoio de Pátio Suspenso de Depósito de Materiais de Construção

Escopo do projeto:

- Escolha de local real onde a topografia permita a anexação de estrutura suspensa em mesmo nível do terreno para realização da proposta

- Construção de estrutura com área de projeção mínima de 500,00 m² e máxima de 800,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com