TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observando o trabalho do professor sobre o tema "Consciência Moral e Ética"

Projeto de pesquisa: Observando o trabalho do professor sobre o tema "Consciência Moral e Ética". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 7

Prazo final para postagem Atividade será até 05 de Outubro/13 (às 23:55 h)

INSTRUÇÕES:

1) A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.

2) Para embasar suas respostas, utilize as aulas 02, 05, 06 e 07, além de outras fontes.

3) Configuração de plágio levará o aluno a ter sua atividade zerada, sem direito a um novo envio.

A ação do educador é norteada historicamente por diferentes concepções e interpretações da sociedade, da escola e do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.

Como está a ação do educador na atualidade?

O primeiro passo para responder as questões apresentadas nesta atividade é escolher uma instituição de ensino que pode ser pública, particular ou comunitária para realizar uma visita de observação e pensar em suas atividades práticas relacionando-as aos ensinamentos teóricos estudados nesta disciplina.

Durante a visita você não deve fazer nenhuma pergunta, apenas observar o ambiente da escola, as relações estabelecidas e as atividades realizadas. Após a realização da visita de observação responda as questões abaixo:

Questão 1 - (Valor – 2,0) As teorias que fundamentam o fazer docente trazem como referenciais iniciais o positivismo, a crítico-reprodutivista e a histórico-crítica ou dialética. Qual a teoria que embasa a prática observada por você durante a visita à unidade escolar? Justifique sua resposta relacionando a teoria estudada na aula 2 e a prática observada.

Durante minha observação na Escola localizada no bairro do Rio Vermelho, é a dialética.

A escola valoriza como instrumento de luta das camadas populares, propiciando o acesso ao saber historicamente acumulado pela humanidade, porém reavaliando a realidade social na qual o aluno está inserido. A educação se relaciona dialeticamente com a sociedade, podendo constituir-se em um importante instrumento no processo de transformação da mesma. Sua principal função é elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade que o cerca, a fim de torná-lo capaz para atuar no sentido de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural.

Questão 2 – (Valor – 2,0) De acordo com as informações observadas qual a visão de educação, a concepção de ensino-aprendizagem e os papeis dos estudantes e do educador? Em qual tendência pedagógica se apóia?

O professor nesta escola valoriza o diálogo entre professor e aluno, sendo que aluno e professor são tratados iguais dentro da sala de aula visando um melhor aprendizado. Desta forma o professor assume em sala de aula uma postura revolucionaria .

Assim educando aprende com o educador esse mesmo educador também aprende como o educando, pois ninguém vem vazio para a sala de aula.

Questão 3 – (Valor – 1,0) – Hoje, a partir dos estudos realizados sobre as inteligências múltiplas, sabemos que somos dotados de variadas potencialidades. Na visita que você realizou observou estratégias diferentes sendo exploradas? Qual o tipo de inteligências citadas por Gardner (1995) conseguiu identificar no trabalho realizado nesta escola? Explique.

Sim, pude perceber crianças e jovens com inteligência lógico-matematica, musical sendo exploradas de diversas maneiras na escola.

Pude verificar o trabalho da educadora com jogos específicos para o estímulo de operações e conjuntos (jogos operatórios com as ferramentas básicas de avaliação lógica-matematica; ou seja, os instrumentos de medida); A professora trabalhou com parodias, musicas e interpretações musicais.

Questão 4 – (Valor – 2,0) Escolha uma atividade que você acompanhou durante a visita e elabore um planejamento para a mesma nesta classe, mas lembre-se que em um planejamento é importante registrar o conteúdo (o que será explorado), o objetivo (o que precisa saber, fazer ou ser), estratégias ou metodologia (como será o desenvolvimento da aula), recursos (o que é necessário para a sua realização), avaliação (critérios para a sua verificação e que instrumento, que não precisa ser prova ou questionário).

1. Identificação da instituição:

Escola Municipal de 1º Grau Yêda Barradas Carneiro

Carga horária:

20 Horas

Responsável em aplicar o Projeto: O pedagogo da instituição.

Temática – conteúdo: Consciência Moral e Ética.

Introdução:

Comecei a pesquisar sobre o tema proposto, por ter observado crianças com comportamentos agressivos, e que as professoras precisavam trabalhar muito sobre consciência moral e ética para que os alunos possa entender melhor o que significa sobre respeito.

Justificativa:

Por meio deste trabalho no qual o tema Consciência Moral e Ética tem como a proposta desenvolver o encontro entre o individuo, e ações que podem contribuir para o seu desenvolvimento moral e pessoal. Por acreditar que a escola é o local de extensão deste trabalho, e que propormos a apresentação de maneira lúdica e prazerosa.

Muitas das vezes se cobra do individuo um comportamento social que ele desconhece, aprendeu mecanicamente pelos livros ou imposição. Mas sabemos que os valores é algo que deve ser plantado, cultivado e que depois de certo tempo podemos colher, ou seja, através de muitas ações positivas poderemos obter resultados positivos.

Nos dias de hoje, podemos observar a necessidade cada vez mais de estarmos desenvolvendo em nossos alunos a capacidade de reflexão sobre suas atitudes e atos para cada vez mais termos uma sociedade consciente de seus direitos e deveres, mas acima de tudo de promover novas propostas, onde a participação dos educados será de suma importância para seu desenvolvimento humano. Será imprescindível a participação dos docentes e funcionários em geral, por acreditarmos que as relações de convivência se estendem no contato diário, e que cada um desempenha seu papel perante a sociedade .

Objetivo geral:

Despertar a importância dos valores éticos e morais para desenvolvimento pessoal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com