TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi brasi

Por:   •  26/9/2015  •  Artigo  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Video marx

Karl Marx sem dúvidas foi um dos mais importantes socialistas do século 19, sendo que teve muita imporatância nos pensamentos das sociedades devido suas obras. Ele tinha uma pretensão de propor uma nova ciência e uma nova sociedade, o que difere Marx dos outros Socialistas é que o seu pensamento era científico e os dos demais  era “utópico”.

A proposta cientifica de Marx foi entender o mundo de seu tempo, mas para entendar seu tempo precisaria compreendar a história, logo deduziu que a história anterior a ele não era cintífica e o mesmo se considerava um historiador cientifico. Ele constatou que era necessário romper com o pensamento histórico anterior a ele que constituiam conhecimentos cientifícos, e portanto Marx anunciou uma nova teoria cientifíca da história denominada materialismo histórico.

O  materialismo histórico tinha a pretensão de achar as “verdades” do mundo, para isso utilizou dos seguintes conceitos que foram: processo de produção, forças produtivas, relações técnicas de produção, relações sociais de produção, infraestrutura, superestruturar, estrutura ideológica, estrutura jurídico política, modo de produção formação social, conjuntura política determinação pela economia, autonomia relativa, classes sociais, luta de classes, transição, revolução, ditadura do proletariado etc.

Os conceitos de Marx tem seus significados bem declarados afim de explicar sua teoria científica dos que se destacam são:

1 - O modo de Produção que é separadas por dois elementos – (a) Processo de trabalho (forças produtivas) e (b)  Relações de produção.  

  1. Processo de trabalho é um processo de transformação de um objeto em um produto, através de uma atividade humana com uso de instrumentos, ferramentas, fábricas, técnologia, recursos naturais e força de trabalho. O processo de trabalho possue três elementos fundamentais: 1- o objeto pelo qual se trabalha (são dois a matéria bruta e a matéria prima),  2- meios utilizados para o trabalho (Aquilo que esta entre o o objeto e o trabalhador [serra, máquina, etc  e condições pela qual não seria possível a proução] {terreno, fábrica e tecnologia} ) e 3 – atividade humana no trabalho tem o nome de trabalho ( que por sua vez é parte do processo de trabalho) que é a força de trabalho.
  2. Relações de produção é a relação que os homens mantem entre si.

2 – Superestrutura e infra estrutura - No materialismos histórico podemos perceber que as superestruturas ( costumes, instituições sociais, ética, religiões e leis ) encontram suas explicações nas infraestruturas ( modo de produção ). Com isso concluímos que para entender os “acontecimentos” , valores e etc  a resposta estará na produção de bens materiais, logo a produção para marx é a base do materialismo histórico.

3 - Modo de produção formação social – Marx verificou 4 modos de produção na formação socia durante a história que são (a) Comunismo produtivo, todos os processos de trabalho pertenciam a todos dentro do grupo social. (b) Escravismo,  o trabalho era realizado por trabalho escravo onde o trabalhador era uma propriedade do senhor e não recebia pelo seu trabalho. (c) Feudalismo, o processo de trabalho era de total domínio da nobreza e do clero. (d) Capitalismo, o modo de produção tem como objetivo gerar lucro para o donos dos bens de produção e o e a força do trabalho é trocada por salário para o operário. Karl Marx demonstra que sempre que há uma necessidade de aperfeiçoar a produção o modo de produção social é modificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com