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Os Estudos Disciplinares

Por:   •  21/9/2021  •  Tese  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  546 Visualizações

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PERGUNTA 1

  1. As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas.
    Com base no enunciado e no texto abaixo, aponte a questão correta.
    “O rei chorou durante meses, até que conheceu uma princesa lindíssima e casou com ela. A princesa só tinha mesmo beleza, porque o resto nela era vaidade, orgulho e malvadeza. O dia todo ficava na frente do espelho, perguntando: Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?” (Branca de Neve. In: As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995)

[pic 1]

a.

Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.

[pic 2]

b.

As figuras simbólicas “fada” e “bruxa” não são agregadas à imagem do feminino.

[pic 3]

c.

As fadas e as bruxas têm suas características peculiares e não possuem a capacidade de transformação.

[pic 4]

d.

O conceito de dualidade não é pertinente à figura feminina, portanto, não é possível afirmar que “bruxa” e “fada” são formas simbólicas da condição da mulher.

[pic 5]

e.

A fada, diferentemente da bruxa, é uma mulher muito bonita e vaidosa, que busca, a qualquer preço, a autorrealização.

0,5 pontos   

PERGUNTA 2

  1. Com base nas características dos contos de fadas, considere as afirmativas que seguem.
    I. O núcleo problemático do conto é existencial, pois o herói e a heroína buscam a realização pessoal.
    II. Os obstáculos ou as provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína do conto.
    III. Para fugir da repressão, os autores dos contos usavam, notadamente, animais personificados como personagens de suas histórias.
    Está correto o que se afirma apenas em

[pic 6]

a.

I, II e III.

[pic 7]

b.

I e III.

[pic 8]

c.

I.

[pic 9]

d.

II.

[pic 10]

e.

I e II.

0,5 pontos   

PERGUNTA 3

  1. Considere as afirmações sobre o surgimento da literatura infantil brasileira.
    I. A literatura infantil brasileira nasce apenas no final do século XIX, consolidando-se somente nos arredores da Proclamação da República.
    II. A literatura infantil brasileira surge num processo de modernização do país à época da extinção do trabalho escravo, do crescimento e da diversificação da população urbana e da incorporação progressiva de levas de imigrantes à paisagem das cidades.
    III. Os livros infantis surgem fortalecidos das várias campanhas de alfabetização deflagradas e lideradas, nessa época, por intelectuais, políticos e educadores.
    IV. Monteiro Lobato foi o primeiro brasileiro a se preocupar com a literatura infantil no país, traduzindo as mais significativas páginas dos hoje considerados "clássicos" para a garotada. Sua obra pioneira – “Narizinho arrebitado” – foi escrita em 1917, dando início à literatura infantil nacional.
    Está correto o que se afirma apenas em

[pic 11]

a.

I e IV.

[pic 12]

b.

I, II e III.

[pic 13]

c.

I e III.

[pic 14]

d.

I, III e IV

[pic 15]

e.

II, III e IV

0,5 pontos   

PERGUNTA 4

  1. Em uma interpretação mais profunda dos contos de fadas, podemos perceber:
    I. Os contos de fadas ajudam as crianças a dar um sentido para a vida por tratarem de questões humanas universais, como a solidão e a necessidade de enfrentar a vida.
    II. Os contos colaboram para o desenvolvimento da personalidade e dos recursos interiores para que as crianças aprendam a enfrentar as dificuldades do crescimento.
    III. Cada um dos principais contos de fadas é único, no sentido em que trata de uma predisposição falha ou doentia do eu. Logo que passamos do "era uma vez", descobrimos que os contos de fada falam dos "sete pecados capitais da infância".
    IV. O conto de fadas oferece às crianças um palco onde elas podem representar seus conflitos interiores. As crianças projetam inconscientemente partes delas mesmas em vários personagens da história, usando-os como repositórios psicológicos para elementos contraditórios do eu.
    Está correto o que se afirma apenas em

[pic 16]

a.

I, II e III.

[pic 17]

b.

I, III e IV.

[pic 18]

c.

II, III e IV.

[pic 19]

d.

I, II, III e IV.

[pic 20]

e.

I, II e IV.

0,5 pontos   

PERGUNTA 5

  1. Fadas são entidades fantásticas, características do folclore europeu ocidental. Apresentam-se como mulheres de grande beleza, imortais e dotadas de poderes sobrenaturais, capazes de interferir na vida dos mortais em situações-limite. O surgimento dessas figuras é controverso. No entanto, estudiosos afirmam que as primeiras referências às fadas surgiram na literatura cortesã da Idade Média e nas novelas de cavalaria do Ciclo Arturiano.
    As primeiras fadas a habitarem o universo da literatura são?

[pic 21]

a.

Morgana e Madame Min.

[pic 22]

b.

Condessa Antoniete de Lèfreve e Marie Garroux.

[pic 23]

c.

Morgana e Viviana.

[pic 24]

d.

Viviana e Marie Garroux.

[pic 25]

e.

Marie Garroux e Maga Patalógika.

0,5 pontos   

...

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