TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Termos Técnica de Tecnologia

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

1- Diferencie os termos Técnica de Tecnologia e cite um exemplo de Técnica e outro de Tecnologia. (5,0 pontos)

Resposta: Ao diferenciarmos técnica de tecnologia precisamos levar em consideração à distinção clara que existe entre ambas. A primeira é um conhecimento empírico que através da observação elabora um conjunto de práticas, tendo em vista que desde cedo o homem precisou encontrar meios para viver no planeta. Um dos fatores que contribuíram para o aprimoramento e a transmissão das técnicas foram à linguagem que permitiu assim interação e fluxo de informações sendo transmitidas de geração em geração. Um exemplo é utilizar uma lente de aumento para observar detalhadamente um objeto muito pequeno. O conhecimento científico rigoroso aprimora e faz evoluir as técnicas criando assim a tecnologia que se trata de um conhecimento teórico que se aplica na prática. Sendo assim atualmente a ciência moderna e contemporânea transformou técnica em tecnologia, uma vez que esta última permite conhecimentos científicos mais exatos, responsáveis pela geração de novos conhecimentos. Um exemplo de tecnologia é o microscópio que para ser construído é necessário o conhecimento específico para sua utilização, portanto um saber teórico que se aplica na prática. Sendo assim a tecnologia é definida como toda invenção, incluindo ferramentas, máquinas, materiais e recursos que facilitam a vida das pessoas. Mas como nem tudo é perfeito com o processo da criação de novas tecnologias fica evidente as mudanças na organização política, econômica e social da sociedade, uma vez que o desemprego é causado pela substituição de pessoas por tecnologias que substituem o trabalho humano.

2- A Crise Hídrica (escassez de água potável) vem crescendo nos Estados do Sudeste (SP, RJ, MG) em 2015. Discuta as causas desta grave crise enfrentada pela população atualmente.

(5,0 pontos)

Resposta: As causas da crise hídrica enfrentada atualmente pelos estados do sudeste são inúmeras, no entanto para entender o porquê de tamanha escassez de água potável é imprescindível saber como é o processo do ciclo da água que é a contínua circulação da mesma sobre o nosso planeta isso acontece através do processo de evaporação, condensação e precipitação. No entanto esse processo não tem ocorrido uma vez que não tem chovido e o último verão, que normalmente se caracteriza como uma estação de chuvas foi um dos mais secos e quentes da história, com pouca chuva e maior consumo, devido ao calor, os rios e represas secaram. Outro ponto importante a analisar é o HOMEM como agente que contribuiu de forma negativa para o momento atual, tendo em vista que ele é o responsável pelo desmatamento acabando com as florestas tendo como consequência de tal ato a não realização da fotossíntese, ou seja, ao desmatar ele acaba com as árvores fazendo com que a transpiração não aconteça atrapalhando o ciclo da água. O problema da crise hídrica é também político já que faltam investimentos e ainda existe o descaso dos governantes que não fiscalizam e não tratam os esgotos ao jogá-los nos rios, não investem na ampliação dos mananciais, privatizam empresas, tais como a Sabesp. Cabe ainda ressaltar que a população e as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com