TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os âmbitos da educação não-formal

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

OS ÂMBITOS DA EDUCAÇAO NÃO-FORMAL

O vasto campo da educação não-formal, abre um leque de campos para a atuação do Pedagogo.

A educação não-formal no Brasil tem crescido de maneira signicativa, pela necessidade da ampliação do conhecimento e seus saberes.

O curso de Pedagogia ficou assim direcionado não somente para sua licenciatura docente, mas para ser aplicado na educação não-formal, que ao passar dos anos sentiu-se a necessidade de mudanças que ultrapassariam o âmbito escolar. Não desmerecendo ou invalidando a prática educativa tradicional, mas acrescentando conhecimento, acarretando o desenvolvimento do ser humano em construção de seus saberes.

Segundo Fireman (2006), existem várias atividades pedagógicas de atuação citando alguns exemplos como: animador, formador, instrutor, organizador, técnico, consultor e orientador de atividades pedagógicas não escolares.

Para Libâneo (2000 .p22), “a Pedagogia é o campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação”.

A educação se desenvolve em vários âmbitos de uma sociedade, tornando-se um campo educativo bem vasto. Para Gadotti, “engloba as experiências de vida e os processos de aprendizagens desenvolvidas em ruas, igrejas, em toda a sociedade”. É também uma atividade educacional organizada e sistemática definindo um cenário para a educação não- formal.

Com as mudanças na economia, e com as novas tecnologias, criou-se um novo sistema de educação, um novo sistema de ensino.

Com o vasto campo da educação não- formal, encontramos o Pedagogo atuando na área da saúde, analisando as necessidades de um paciente que fica internado muito tempo para tratamento, verificou-se a necessidade de implantar atividades pedagógicas para amenizar o sofrimento do internado, estimulando seu conhecimento, que juntamente com a escola, dá continuidade ao estudo desse paciente .O pedagogo no ambiente hospitalar ,apoia, orienta a família do internado, amenizando a dor e a insegurança dos mesmos, colaborando para o processo de aprendizagem e tornando um ambiente mais agradável.

De acordo com Fontes e Vasconcelos (2007), “o hospitalizado continua se desenvolvendo no período em que se encontra na enfermaria, cabendo ao educador o papel de estimulá-lo no processo de construção do seu conhecimento”.

O pedagogo hospitalar precisa ser emocionalmente equilibrado, por haver alguns casos de óbito. “Segundo Matos (2009 p.49),” no hospital se trabalha diariamente a luta entre a vida e a morte, o corpo pode estar doente, no entanto, a mente é sã”.

O hospital Sarah Kubitscheck, referência em atividades pedagógicas hospitalares, possui uma equipe de cinco Pedagogos e uma equipe de profissionais que atuam juntamente em reuniões, em comum acordo avaliando a situação de cada paciente que ao sair da internação é avaliado pelos mesmos profissionais. As atividades pedagógicas são realizadas em refeitórios, brinquedotecas, ou até mesmo nos leitos.

Na empresa, com as modificações da sociedade como um todo, organizou-se uma reestruturação com investimentos e incentivos na formação contínua do ambiente educacional e treinamentos.

Pesquisas realizadas pela fundação Getúlio Vargas, a maioria das empresas no Brasil investem na área de treinamentos e desenvolvimento. Tais empresas aplicam essas habilidades em seu cotidiano para uma eficiência e atualização para seus funcionários para uma ótima qualidade em seu produto final.

Holtz ( 2005) , acredita que “ Pedagogia e empresa fazem um casamento perfeito”, e em pesquisas ,realmente é comprovado a necessidade dos trabalhos pedagógicos dentro das empresas e a admiração dos empresários por esses trabalhos e seus ótimos resultados.

Não se pode comparar a escola com a empresa, porém existe a prática do Pedagogo que, para esse trabalho, tenha um pré-requisito tais como: criatividade, compromisso com os resultados, espírito inovador, direção de grupos, trabalho em equipe, análise em conjunto das dificuldades cotidianas das empresas e seus problemas profissionais.

Para uma boa carreira profissional dentro da empresa, o Pedagogo sabe a arte de ensinar, portanto, saberá lidar com situações cotidianas de uma empresa, sabe elaborar projetos e outras qualidades que o sucesso dentro de uma empresa.

Com o crescimento e a modernização do capitalismo, o profissional precisa estar em constante formação, atualizando-se e capacitado com saberes e auxiliando na evolução profissional.

Frison (2006,p.13), nos mostra que no Brasil ,é notória a presença dos Pedagogos nos espaços não- escolares. Isto se deve ao fato de as pessoas estarem sendo desafiadas a encontrar várias formas de atuação, a inovarem, a modificarem a organização de ambientes e de espaços de trabalho. Elas são desafiadas a implementar e dinamizar estratégias de ação que possibilitem um trabalho mais efetivo e gratificante.

O campo de atividade da educação não-formal é bem extenso encontramos o Pedagogo atuando além dos já citados, como hospitais, empresas, encontramos em sindicatos atuando em planejamentos, coordenando e executando projetos de educação formal, na qualificação e requalificação no mercado de trabalho. No turismo, desenvolve atividades educativas juntamente com guias turísticos, conhecendo as localidades, suas histórias e cultura. Em museus, desenvolvendo estratégias educativas que proporcionem aos visitantes conhecer a memória cultural local e a relação com atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com