TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DA PEDAGOGIA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  5/10/2017  •  Artigo  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  2.101 Visualizações

Página 1 de 12

O PAPEL DO PEDAGOGO NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Observar na apostila de normas técnicas da FQM que deve haver notas de rodapé explicando o título e o nome. 1Fernanda Moreira Sales

Resumo

O presente trabalho está centrado na importância do papel do pedagogo como docente na analogia ensino-aprendizagem, visto à precisão de refletir sobre o papel da pedagogia exercida em suas diferentes concepções. O trabalho tem como finalidade analisar o processo ensino-aprendizagem permeando a função do pedagogo na docência e a sua prática, buscando avaliar os saberes indispensáveis para a docência universitária e a importância da formação pedagógica para o exercício do professor. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico acompanhado de leituras e escolhas de materiais como livros e artigos especializados. Escrever de forma que vá encaminhando para os resultados e conclusão. Ser professor está se tornando cada vez mais complicado, pois estabelece a quebra daquilo que é de tradição e de costume e induz a refletir em uma atuação pedagógica inovadora na qual o docente possa contribuir na construção e assimilação ativa do conhecimento do aluno, já que o papel do pedagogo é fazer com que o aluno desperte o conhecimento crítico, emocional e específico e possa se realizar como pessoa.

Palavras-chave: Pedagogo. Docência. Ensino-aprendizagem. Prática pedagógica.

_____________________

1Acadêmica do curso de Pós-graduação para obtenção do grau de Bacharel em Pedagogia, da Faculdade de Quatro Marcos – FQM, orientado pela Professora: Simone Miller.

ABSTRACT

This paper focuses on the importance of the role of the pedagogue as a teacher in the teaching-learning analogy, given the precision of reflecting on the role of pedagogy in its different conceptions. The purpose of this study is to analyze the teaching-learning process, permeating the role of the pedagogue in teaching and practice, seeking to evaluate the knowledge essential to university teaching and the importance of pedagogical training for the teacher's exercise. For that, a bibliographical survey was carried out, accompanied by readings and choices of materials such as books and specialized articles. Being a teacher is becoming more and more complicated, because it establishes the breaking of what is tradition and custom and induces to reflect in an innovative pedagogical action in which the teacher improvise to awaken the indiscretion, to accompany works in the expansion of the activities, to promote and Interceding in the construction and active assimilation of student knowledge. Since the role of the pedagogue is to cause the student to awaken critical, emotional and specific knowledge that will contribute to the achievement of the person.

Keywords: Pedagogist. Teaching. Teaching-learning. Pedagogical practice.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho buscou analisar o papel do pedagogo e a sua importância no processo de ensino-aprendizagem, verificando a preocupação cada vez maior com a qualidade desse processo, notando que, na educação, a função do pedagogo é indispensável. Sendo assim, o presente trabalho está centrado no papel do pedagogo na docência do ensino superior e sua importância no ensino-aprendizagem.

Dessa forma, justifica-se este estudo, visto que tem se tornado cada vez mais a desvalorização do profissional, exigindo que o mesmo venha mudar o seu estilo e comportamento de modo que o aluno possa desempenhar suas competências e técnicas com perfeição.

Tem-se observado, também, que existem muitos professores que não têm prática pedagógica e que não atuam como facilitadores e mediadores entre o aluno e o objeto de conhecimento, que requer a autonomia intelectual e ética dos educandos. Esses profissionais não levam em conta a importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo ensino-aprendizagem e deixam de observar o contexto afetivo e emocional na interação em sala de aula.

Diante desse contexto, faz-se necessário que tanto o professor quanto o aluno venham refletir sobre sua forma de agir em sala de aula para que ambos possam melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem na formação acadêmica e de vida, fazendo com que o professor estabeleça o papel de mediador e assimilador, que possa contribuir na formação profissional do aluno.

Os desafios atuais da profissão de professor ajustam uma prática reflexiva tanto de modo pessoal quanto de profissional, pois nas profissões que lidam diretamente com pessoas é preciso aceitar que existirão fracassos, mas que o professor como intérprete social insubstituível da afinidade pedagógica, conta acima de tudo consigo mesmo e, portanto, precisa constantemente se autoavaliar.

1. UM POUCO SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA

MIZUKAMI (1986) relata em seus estudos que a relação professor-aluno é vertical, ou seja, aquele tem o domínio de métodos, avaliações e conteúdos cabem à influência para que possua a garantia da obtenção do conhecimento pelos alunos. Sendo, a ênfase é dada ao docente que direciona os alunos objetivos que lhes são externos, ou seja, por serem determinados pela escola, o aluno recebe as informações transmitidas e as repete automaticamente. O docente deve ser o agente e o aluno ouvinte e, como nessa relação advém à transmissão de informações, têm-se o conhecimento esperado: a obtenção e reprodução fiel pelos alunos. Desse modo, avaliar-se o grau da reprodução pela quantidade e perfeição que eles conseguem alcançar através de provas, exercícios e exames. Verificar esse parágrafo, pois está sem concordância.

Observa-se na abordagem cognitivista que a função do método educacional consonante com a teoria do desenvolvimento e conhecimento alcança a importância???, confirmado nas palavras de Mizukami (1986, p.09):

Recuo de 4 cm na citação

[...] ao provocar situações que sejam desequilibradoras para o aluno, desequilíbrios esses adequados ao nível de desenvolvimento em que se encontram, de forma que seja possível a construção progressiva das noções e operações, ao mesmo tempo em que o aluno vive intensamente (intelectual e afetivamente) cada etapa de seu desenvolvimento.

Nesse relato a autora diz que o objetivo educacional é diferente daquele em que há transmissão de informações, modelos, verdades, sendo que aqui o objetivo incide para que o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com