TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Professor No Ensino Superior

Por:   •  18/3/2023  •  Artigo  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 4

O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

O professor universitário exerce grande impacto no papel que transfere para seus alunos, no qual transmite o conteúdo da sala de aula, é ele quem desperta novos olhares e entendimentos do espírito crítico, transformando as aspirações de alunos pesquisador e investigador do conhecimento que estão buscando. Muitas questões surgem quando se considera uma carreira acadêmica. Eu quero ser professor universitário? Essa é minha profissão? De um modo geral, as pessoas que se interessam por essa profissão desde a infância são muito compatíveis com a docência, o que sem dúvida representa algo de extrema importância. Na verdade, uma carreira acadêmica é muito mais do que isso.

Atualmente existe uma preocupação com o crescente número de profissionais não qualificados para a docência no ensino superior, o que estaria apontando para uma preocupação com os resultados do ensino.

Geralmente esse profissional se identifica através da sua área de atuação e não como professor do curso no qual leciona.

A docência requer formação profissional para seu exercício: conhecimento específico para exercê-lo de forma adequada ou no mínimo, a aquisição dos conhecimentos e das habilidades vinculadas a atividade docente para melhorar a sua qualidade.

Portanto, a docência no ensino superior exige não apenas um domínio de conhecimento a serem transmitidos por um professor, como também um profissionalismo semelhante exigido para o exercício de qualquer profissão.

Um dos pressupostos mais importantes dos professores universitários é participar ativamente da construção do conhecimento utilizando como ferramenta a pesquisa científica. Os textos abordados nos livros didáticos universitários hoje são o resultado direto dessa pesquisa. Antes de tudo, ser professor é algo nobre, pois essa profissão representa a forma mais eficaz de desenvolvimento humano, que é a educação.

Os professores precisam formular os objetivos a serem alcançados de acordo com o conteúdo da disciplina. Para isso, o ideal é esboçar cada uma delas para complementar a seguinte frase "Ao final desta aula, gostaria que os alunos...". Portanto, para serem efetivas, as atividades propostas para a disciplina devem estar vinculadas aos objetivos declarados e serem capazes de engajar os alunos nesse processo de busca de conhecimento. Os alunos precisam adquirir ideias e informações necessárias, observação e experimentação que os aproximem da prática profissional, desenvolvendo habilidades reflexivas a partir de suas experiências.

Como atores primários, os professores do ensino superior são, em certa medida, os espelhos de todas as formas de ensino. Ele é um facilitador da aprendizagem de tecnólogos, desenvolvendo com seus alunos para torná-los grandes profissionais. Ainda é necessário enfatizar a necessidade de o professor estar envolvido em seu próprio trabalho. Porque os professores são os principais motivadores da excelência

Sendo assim, o papel do professor é o de ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, na compreensão e, também na emoção, de maneira que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais e sociais.

Em fim, o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo seja ele aluno ou não.

O professor precisa se decidir e assumir um compromisso pessoal com a sua educação e a de seus alunos, mostrando dedicação, paixão e amor pelo que faz.

Esse profissional deve inspirar os estudiosos respeitando o conhecimento do outro e suas diferenças culturais, valorizando o aspecto humano e comprometendo-se com a bagagem cultural que cada estudioso traz. No entanto, os educadores que atuam no ensino superior precisam estar bem preparados para enfrentar os desafios contemporâneos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com