TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA TURMA DE DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO DE 2013

Por:   •  18/5/2015  •  Artigo  •  4.441 Palavras (18 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar o papel da didática na formação do educador do Ensino Superior: perspectiva de aluno de pós-graduação na turma de docência do ensino superior no período de 2013. As questões relacionadas com a Didática têm suscitado muitos estudos, que vêm se intensificando a várias décadas. Professores vêm buscando através de encontros e seminários caminhos para o aperfeiçoamento do educador do ensino superior. A prática pedagógica desse profissional é uma dimensão da prática social, a qual pressupõe teoria-prática, condição necessária para a sua realização, devendo levar em conta a realidade concreta na formação desse profissional. Justifica-se pelo seu objeto de estudo: O papel da Didática na formação do educador do Ensino Superior: Perspectiva de alunos de pós-graduação na turma de Docência do Ensino Superior, o ensino, e suas relações com o trabalho pedagógico. Portanto para a elaboração deste trabalho, é utilizada uma visão mais estratégica dos termos, com ênfase em importância e efetividade, sem a pretensão de abordar em detalhes questões como técnicas de ensino e o passo a passo dessas várias atividades e processos.

Palavra Chave: Didática, Docência, Prática de Ensino.

ABSTRACT

This article aims to analyze the role of teaching in teacher education Higher Education: perspective graduate student in classroom teaching in higher education from 2013. The issues related to didactics have sparked many studies that have been intensifying several decades. Teachers are seeking through meetings and seminars paths for improvement of the educator in higher education. The pedagogical practice of a trader is a dimension of social practice, which involves theory and practice, a necessary condition for its realization, and should take into account the reality that professional training. Justified by its subject matter: The role of the teacher education Teaching Higher Education: Perspective students graduate in the class of Teaching in Higher Education, teaching, and their relations with educational work. So for the preparation of this work, we use a more strategic view of the terms, with an emphasis on the importance and effectiveness, without pretense to address in detail issues such as teaching techniques and step by step these various activities and processes.

Keyword: Teaching, Teaching, Teaching Practice.

INTRODUÇÃO

É necessário pensar a didática para além de uma simples renovação nas formas de ensinar e aprender. O desafio não reside somente no surgimento ou criação de novos procedimentos de ensino, ou em mais uma forma de facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem do educando. Mais do que isso, a didática tem como compromisso buscar práticas pedagógicas que promovam um ensino realmente eficiente, com significado e sentido para os educandos, e que contribuam para a transformação social.

Assim, a didática dos professores auxilia o educador na sua formação continuada. Configura-se como o direcionamento imediato da prática de ensino e da aprendizagem, articulando proposições teóricas com prática escolar. É a mediação necessária para transformar teoria pedagógica em prática pedagógica.

Diante deste contexto, este artigo tem por objetivo analisar a contribuição da didática na formação do educador no curso de pós-graduação. Identificar as técnicas utilizadas para a formação dos professores de pós-graduação; averiguar como os recursos utilizados pelos professores contribuem para a formação dos alunos de pós-graduação; descrever a importância da didática no desenvolvimento da técnica e recursos utilizados para a formação dos alunos do curso de pós-graduação. Definir soluções para a problemática trabalhada definida como: Qual é a contribuição da Didática na formação de pós-graduação do educador do Ensino Superior?.

Trata-se de uma revisão bibliográfica com a utilização de livros, trabalhos publicados na forma de artigos disponíveis na integra no formato eletrônico que permitiram avaliar o papel da didática na formação do educador do ensino superior. Com os resultados obtidos foi possível identificar a didática e as estratégias utilizadas por alguns educadores de pós-graduação em turma de docência do ensino superior.

1 DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Segundo Maia e Scheibel (2006, p. 8) “é necessário pensar a didática para além de uma simples renovação nas formas de ensinar e aprender.” Na concepção do autor é importante que se busque novos procedimentos para a prática do ensino com o propósito de favorecer o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno.

Em se tratando da didática no ensino superior entende-se que a mesma é parte fundamental para a prática pedagógica, uma vez que no contexto educacional só o conhecimento não é suficiente, é preciso saber transmitir o conteúdo, de maneira que o educando perceba que essa transferência de conhecimento lhe será útil e importante para a sua transformação social.

De acordo com Libâneo (2006, p. 8) “a Didática tem um núcleo próprio de estudos: a relação ensino-aprendizagem, na qual estão implicados os objetivos, os conteúdos, os métodos e as formas de organização do ensino”.

Portanto, o papel da didática na formação do professor do ensino superior torna-se importante para a prática do futuro profissional.

Segundo Campos (1940, apud FAVERO, 1977, p. 340).

[...] equipar tecnicamente as elites profissionais do país e proporcionar ambiente propício às vocações especulativas e desinteressadas, cujo destino, imprescindíveis à formação da cultura nacional, é o da investigação e da ciência pura.

A concepção da educação embasadas nessas diretrizes coloca em destaque o desempenho da Universidade onde o aspecto didático não pode ser limitado somente ao contexto educacional, mas também no aspecto social.

A esse respeito Pimenta (1997, p. 43) assim coloca a sua posição,

O desafio, então para os cursos de licenciatura é o de colaborar no processo de passagem dos alunos de seu ver o professor como aluno ao seu ver-se como professor. Isto é de construir a sua identidade de professor. Para o que os saberes da experiência não basta.

Para a autora ao participar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com