TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  18/8/2018  •  Dissertação  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Atividade para avaliação - Semana 4

Partindo do princípio de que a maioria da população e baixa renda ou abaixo da linha de pobreza é negra, pode-se afirmar que consequentemente são os que mais sofrem com a falta de boas políticas públicas educacionais. Seguindo esse raciocínio, ainda temos um agravante, o modelo de política adotado pelo Brasil na década de 9, onde o objetivo era expandir as matriculas sem focar na melhoria da qualidade do ensino. Ou seja, a população pobre e negra é matriculada na escola pública visando aumentar os números, porém sem qualidade alguma nos ensinamentos que possam mudar suas realidades.

Aliada a isso, ainda há a pouca participação da sociedade civil nos processos, o que é compreensível se pensarmos que o assunto pouco interessa ás classes mais altas que entendem sobre o assunto, e as classes mais baixas que também não tiveram uma educação que visava formar um indivíduo critico, o que acaba transformando o processo num ciclo ruim e sem fim.

Visando minimizar essa exclusão das minorias ao acesso à educação, as cotas foram criadas pelo Estado para o acesso ás universidades públicas. Porém o que se pode notar é que a educação básica precária fornecida nas escolas públicas onde a maioria dessa população negra estudou, influencia diretamente em seu desempenho durante e depois do curso superior.

De acordo com a reportagem apresentada pela Folha, a maioria dos cotistas apresentam notas inferiores aos demais estudantes. Desta forma, acredito que a estruturação e apoio aos alunos pertencentes ás cotas devem vir da base. O Estado deve começar um trabalho de reforço educacional e conscientização a partir do ensino fundamental, para que esses cotistas cheguem as vagas destinadas mais preparados e conscientes sobre os conteúdos dos cursos superiores.

Referências

https://drive.google.com/file/d/1zE9uKeFHH9wuPHuJwddDnKNC-rKRwiW5/preview acesso em 12 de abril de 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=7yrzfJsTlyg#action=share acesso em 12 de abril de 2018.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/04/1269984-cotistas-tem-desempenho-inferior-entre-universitarios.shtml acesso em 12 de abril de 2018.

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/12/1942100-cotista-tem-nota-boa-na-universidade-mas-recua-em-cursos-com-matematica.shtml acesso em 12 de abril de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com